A mineira Maria Gomes Valentim – reconhecida pelo Guinness Book como a mulher mais velha do mundo – morreu na madrugada desta terça-feira, aos 114 anos, na cidade de Carangola, localizada a 360 quilômetros de Belo Horizonte.
Maria, que estava internada na Casa de Caridade de Carangola desde a manhã do último domingo, morreu de falência múltipla dos órgãos, às 4h15. Primeira brasileira a alcançar o recorde nesta categoria, ela iria completar 115 anos no próximo mês.
Maria – que nasceu na cidade de Carangola durante o reinado da rainha Vitória, na Inglaterra, antes mesmo de a empresa Ford existir – tem um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco tataranetos. Ela vem de Carangola, há algumas horas do Rio de Janeiro, e conseguiu provar sua idade após mostrar suas certidões de nascimento e casamento, além da identidade.
Um pesquisador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que estuda pessoas com idades avançadas disse que o Brasil está entre os principais países que abrigam pessoas, com idades acima de 110 anos, que vivem bem.
Fonte: O Dia