Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 17/10/2009
Economia durante horário de Verão será de R$ 21 milhões
Compartilhar Notícia

Amanhã à zero hora tem início o horário de verão e com o maior aproveitamento da luz do dia a previsão é que as pessoas consumam 0,3% menos, o que gerará economia de R$ 21 milhões.


Os dados foram informados esta manhã pelo vice-presidente da Enersul, Sidney Simonágio. Segundo ele, para a geração de energia o impacto é maior, a capacidade seria pressionada em 4,5% no horário de pico, entre 17 horas e 20h30, se não fosse adotado o horário de verão.


Considerando o que é economizado pelo consumidor, a quantidade de energia seria suficiente para abastecer por um mês uma cidade do porte de Sidrolândia. Já quando se leva em conta a economia na capacidade da rede torna-se o equivalente ao consumo anual de uma cidade como Aquidauana.


Sidney disse que sem o horário de verão, a empresa teria que expandir sua capacidade neste período o que refletiria em aumento de pelo menos 1% na tarifa de energia.


Pós e contras – Marcelo Teixeira Souza, 39 anos, trabalha em pizzaria e reprova o horário de verão. “O sol quente atrasa o movimento e atrapalha muito”, justifica. Já a comerciária Roberta dos Santos, 19 anos, disse que gosta do horário de verão porque escurece mais tarde. “Assim posso aproveitar mais o dia”, explicou.


O estudante André Galeano, 31 anos, avaliou que no horário de verão “o tempo passa mais rápido”, por isso aprova. O aposentado João Batista Vaz Vilhano, 59 anos, diz que é indiferente. “Para compensar o tempo é só deitar uma hora mais cedo que o corpo não sente”, disse.


Fonte: Campo Grande News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados