Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 16/10/2009
Temporal: Prefeitura calcula oito mil desabrigados em Amambai
Compartilhar Notícia
Chuva acabou com telhados em 3 bairros de Amambai (Foto: Vilson Nascimento)


A tempestade de granizo, acompanhada por vendaval na madrugada de hoje em Amambai, destelhou 1.5 mil casas na zona urbana e outras 500 na área rural, calcula o prefeito Dirceu Lanzarini (PR), incluindo em aldeias. “Nunca vi algo assim”, comenta.


Segundo ele, a situação é de calamidade pública. “O vento chegou a 100 quilômetros por hora e o granizo tinha tamanho da mão fechada”, relata o prefeito.


Desde a madrugada, homens da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército e voluntários, trabalham na transferência de famílias para escolas e auxílio aos atingidos por alagamento.


Há pouco, o prefeito esteve reunido com os vereadores para pedir apoio e recebeu inúmeros telefonemas de solidariedade, inclusive, do governador André Puccinelli.


“Vamos pedir recursos emergenciais. Precisamos de 50 mil metros quadrados de lona para cobrir as casas, 4 mil colchões e 4 mil cestas básicas. Precisamos da ajuda de todos que puderam doar”.


O tempo ainda preocupa. O céu continua nublado e a ameaça e de mais chuva para o período da tarde. “Temos até escolas alagadas, com teto quebrado. É tudo muito complicado, não pode chover mais”, avalia Lanzarini.


A cidade também está sem conexão de internet, há suspeita de que a antena de rádio tenha sido atingida pela chuva.


Balanço - A chuva de granizo e o vendaval atingiram três bairros da cidade, distante 347 quilômetros de Campo Grande. Escolas também suspenderam as aulas hoje.


O temporal durou trinta minutos e começou por volta de 2h30 de hoje. As Vilas Cristina, Monte Cristo e Cassiano Marcelo foram as mais prejudicadas, segundo o secretário de comunicação do município, Lidenir Dutra.


Ele explica que as equipes da prefeitura estão na região para levantar qual a dimensão do estrago. Ainda não se sabe precisamente o número de famílias que estão desabrigadas.


A diretora da Escola Municial Marlene Vilarim de Albuquerque, Denise Matheus, explica que caiu o forro da sala de informática e as máquinas ficaram molhadas. Telhas foram quebradas e houve infiltração na laje de outras salas.


“Está tudo molhado”, completa. Devido ao problema, as aulas foram suspensas hoje para arrumar a escola. A previsão é que na segunda-feira os 180 estudantes possam voltar à escola.


Já na Escola Municipal Antônio Pinto, embora o prédio não tenha registrado problemas, as aulas foram suspensas devido à previsão de mais chuva.


Granizo - Segundo matéria do site Agazeta News, pedras de gelo do tamanho de uma bola de ping pong arrasaram as coberturas de eternit.


Na maioria das residências os moradores perderam tudo, móveis, alimentos, colchões, roupas e aparelhos eletrônicos.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre a madrugada e inicio da manhã dessa sexta, a corporação atendeu pelo menos seis chamados de pessoas feridas durante o temporal.


Um homem quebrou a perna ao tentar salvar os móveis durante a tempestade e em outro, uma mulher sofreu corte na cabeça ao ser atingida por um pedaço do telhado da própria casa.


Na Vila Cristina uma árvore caiu sobre uma residência e atingiu um homem e uma criança enquanto dormiam. Ao perceber o perigo, o homem teria protegido a criança como próprio corpo. O bebê não se feriu.


Prédios públicos também foram atingidos pelo temporal. A força as águas derrubou o muro e causou grandes estragos no Parque da Cidade Muriama Mascarenhas, um os cartões postais da cidade em Amambai.

 


Fonte: Campo Grande News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados