Caixa continua greve e Comando repudia ajuizamento de dissídio no TST

Postada por: Jr Lopes | Data 15/10/2009 | Imprimir


A grande maioria das assembleias de bancários em todo o país decidiu manter a greve na Caixa Econômica Federal e as agências permanecerão fechadas nesta sexta-feira, 16, inclusive em Naviraí. Com isso, a paralisação entra em seu 23º dia e com pique em todos os 26 estados e no Distrito Federal, conforme mostra o levantamento da Contraf-CUT com informações dos sindicatos e da Fenae.


Enquanto isso, a direção da Caixa manteve sua aposta no conflito ao ajuizar, na noite desta quinta-feira (15), o dissídio coletivo junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) repudiam a atitude da empresa de buscar a intermediação da Justiça e reafirmam seu compromisso com o processo de negociação coletiva para a resolução do impasse entre empregados e patrões.


"A medida demonstra o desespero da direção da Caixa que, além de não apresentar uma proposta que atenda às reivindicações de uma PLR mais justa, isonomia de direitos, melhores condições de trabalho e mais contratações, busca a Justiça como forma de tentar resolver a campanha salarial 2009", avalia Jair Ferreira, coordenador da CEE/Caixa.


O movimento sindical sempre foi contrário à interferência da Justiça do Trabalho nas negociações coletivas por entender que o processo de diálogo é o melhor caminho para resolver todos os conflitos.


Nesta sexta-feira, os advogados da Contraf-CUT irão ao TST para buscar informações sobre o conteúdo do pedido de ajuizamento feito pela Caixa.


O Comando também se reunirá nesta sexta, às 9h, em Brasília, para avaliar os próximos passos da greve. A orientação é pela continuidade e fortalecimento do movimento em todo o país para pressionar a Caixa a retomar as negociações e apresentar uma proposta que atenda às expectativas dos trabalhadores.


Em Naviraí, a paralisação dos bancários da Caixa Econômica Federal foi iniciado no dia 30 de setembro e até o momento permanece de greve.




Fonte: Da redação, com informações do SEEB/ Naviraí

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br