8ª Itaquipesca: Recorde de público e de pescadores

Postada por: Andrey Vieira | Data 15/10/2009 | Imprimir
Público estimado foi de 12 mil pessoas durante o Itaquipesca (Foto: Divulgação)


A Praia da Amizade em Itaquiraí, recebeu milhares de pessoas, durante a  Itaquipesca,  já  reconhecida como a  maior festa da região atraindo turistas  uma semana antes do inicio oficial, sendo que  no dia 09 a área de camping já estava completamente tomada pelas barracas de pessoas vindas de  vários estados vizinhos e  municípios de MS, com a presença marcante de jovens e muitas famílias que são atraídas pela beleza natural da Praia e pela organização da festa.


Os organizadores do evento estimam que pelo menos 12 mil pessoas, estiveram visitando o balneário itaquiraiense, superando a edição anterior quando 10 mil pessoas estiveram na Praia da Amizade. Para receber e dar suporte ao público presente a  administração municipal contou com cerca de 150 funcionários  que se dedicaram durante os dias da festa.


A Prefeita Sandra Cassone comemorou o resultado. “A oitava Itaquipesca sem dúvida foi a melhor de todas as edições e já estamos verificando alguns detalhes para a 9ª Itaquipesca, já que a equipe está formada. Se tivesse que resumir, eu diria que toda a equipe trabalhou muito, suou a camisa e fez da 8ª Itaquipesca um grande sucesso. Parabéns a todos e obrigada aos que acreditaram na nossa festa e compareceram garantindo esse resultado”.


Oficialmente a festa teve início no sábado com a banda Cowboys do Asfalto e o torneio da pesca no domingo  foi o ponto alto da festa.


Torneio da Pesca - surpreendendo até aos organizadores, 191 equipes foram inscritas para o Torneio, envolvendo cerca de 400 pescadores que competiram em várias categorias. Na abertura do torneio as pessoas se emocionaram com a procissão fluvial, realizada pela Colônia dos Pescadores de Itaquiraí do antigo Porto Santo Antonio, que levaram a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, e as bandeiras do Brasil, do Estado de Mato Grosso do Sul, do município de Itaquiraí e da Itaquipesca. A execução do Hino Nacional foi uma homenagem a todos os turistas, pois o mesmo foi executado com um arranjo em vários ritmos do Brasil. A Prefeita Sandra fez a abertura oficial, agradecendo a participação de pescadores de diversos municípios de MS e estados vizinhos e com o soar da tradicional buzina e a queima de fogos foi dada a largado dos barcos para o torneio que teve destaque para os seguintes vencedores:


• Quilo de pescado, equipe Apaguá, Guairá – PR - 19.694 kg
• Peixe de Couro, equipe Rei do Pantanal, Porto Figueira 8.780 kg Jaú
• Peixe de escama, equipe Oliveira, Umuarama – PR 11. 870 kg Dourado


Após  a entrega dos troféus aos vencedores, foi realizado o sorteio da maior premiação oferecida, em todas as edições da Itaquipesca  aos ganhadores: 
• Laércio Carneiro da Silva – Guaíra – PR, 01 Celta 0 Km
• Valmor da Silva – Umuarama – PR, 01 Motor 15 HP
• João Marcelo Miguel Fernandes da Silva – Goioerê – PR, 01 Barco
• Aparecido Donizete dos Santos – Mundo Novo – MS, 01 Reboque


Com de praxe, o último dia da festa caiu uma forte chuva, sem contanto comprometer o sucesso do evento, pois essa edição superou todas as expectativas da organização que comemora os resultados e principalmente pelo clima de muita música e alegria sem que nenhum incidente mais grave tenha sido registrado. A festa contou um forte esquema de segurança feito pela DOF, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Policia Ambiental, Marinha e mais uma empresa de segurança contratada.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br