Navirai: Santa Casa com melhorias para atender gestantes

Postada por: Andrey Vieira | Data 13/10/2009 | Imprimir
Setor de maternidade recebeu melhorias (Foto: Orisvaldo Sales)


A prefeitura municipal de Naviraí está reestruturando o setor de maternidade da Santa Casa (Hospital Municipal da Cidade). Segundo a gerente de saúde Sônia Yokoro Kamitani, estão sendo redistribuídos os leitos da maternidade e berçário, bem como, instalação de sala de pré-parto e abertura de posto de enfermagem exclusivo para o setor. “Contamos agora com dois leitos pré-parto, três leitos patológicos e outros três para alojamento conjunto”, informa.


A gerente disse ainda que será realizado junto a todas as gestantes que fazem o pré-natal nas unidades de saúde, uma visita, para que as futuras mães conheçam as novas instalações da Santa Casa. “É importante que após as mães receberem alta, além de orientações sobre os devidos cuidados, elas recebem um “kit do bebê”, contendo álcool 70%, cotonetes e gaze para os devidos cuidados com o coto umbilical, carteira de vacinação e um impresso contendo os 10 passos da amamentação”, explica a gerente.


A gerente lembra que a saúde de Naviraí atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, através da Portaria n° 1016, de 26 quanto ao sistema de alojamento conjunto, que possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais, bem como, a orientação à mãe sobre a saúde do binômio mãe-filho. “O principal objetivo é manter o recém nascido sadio logo após o nascimento, ficando 24 horas ao lado de sua mãe, até a alta hospitalar. “Queremos também incentivar o aleitamento materno e preparar a mãe para os devidos cuidados com o filho em casa”, explica Sônia Kamitani.


Segundo Sônia, os trabalhos que estão sendo feitos no Hospital Municipal, atende uma determinação do Prefeito Zelmo de Brida, que tem como meta na sua administração, melhorar a cada dia a saúde pública no município. Segundo ela, entre os cursos realizados pelo programa de educação permanente do hospital municipal, também foi realizado atualização em pré-parto e pós-parto e treinamento para a implantação do alojamento para toda a equipe de enfermagem da Santa Casa. “Essas mudanças ocorrem em parceria com o programa de humanização e acolhimento do hospital, seguindo as diretrizes da política nacional de humanização, visando à melhoria da ambiência e qualidade dos serviços prestados a população”, afirma Sônia.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br