GPS com antiradar ativo é considerado infração de trânsito gravíssima

Postada por: Andtey Vieira | Data 09/04/2011 | Imprimir


Com o uso liberado no Brasil, o GPS instalados em muitos carros pode se tornar uma infração gravíssima se o antiradar estiver instalado, isso porque o dispositivo que avisa a presença de radares é proibido por lei.


Pelo código de trânsito brasileiro, quem usa o antiradar está cometendo uma infração gravíssima. Se flagrado, acumula sete pontos na carteira, é multado e ainda tem o carro removido.


Se tiver radar fixo pela frente o GPS com este sistema dá um sinal sonoro. O que para muitos motoristas deveria ser liberado.


“A pessoa, às vezes esta andando rapido por alguma pressa ou alguma coisa, eu acho que não problema nenhum", afirma a bacharel em direito Jane Corrêa.


"É uma informação a mais eu acho que pode ser bom, sim", disse a produtora cultural Laila Pulchério.


Os fabricantes até avisam que o antiradar pode ser proibido em alguns países e dão a opção de desabilitá-lo. Mas para as autoridades de trânsito, o dispositivo pode tirar a atenção do motorista.


"O uso do celular ou qualquer dispositivo que tire a atenção do condutor ele deve evitar", explica a tenente e relações públicas da Companhia de Trânsito Cleide Maria da Silva.


O compositor guarany - que usa o GPS pra viajar - concorda com a proibição do antiradar. "Porque você tem que ser avisado se você esta usando um radar e andando dentro do permitido pela lei”, acrescenta.




Fonte: MS Record

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br