MS acumula 4 mil casos de dengue em 2011 e chuva traz preocupação
A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul divulgou hoje o boletim da dengue para a oitava semana de 2011, até 26 de fevereiro, que aponta 4.373 casos no Estado. O número que mantém a tendência de redução no total de casos comparada ao ano passado.
Em 2010, nesta época, já haviam sido registrados 43 mil casos, ou seja, 10 vezes mais.
O número de mortes atribuídos à dengue, no ano passado, já era de 15 nesta época do ano. Este ano, uma morte foi confirmada.
Em Campo Grande, conforme o boletim da Secretaria de Saúde aponta que até 26 de fevereiro haviam sido registrados 1978 casos, número que, em relação ao mesmo período de 2010, também é bem menor. No ano passado, já haviam sido mais de 25 mil registros na Capital na oitava semana do ano.
Chuvas preocupam A situação “confortável”, na avaliação do diretor-executivo da Secretaria de Saúde, Eugênio de Barros, agora exige z
preocupação por causa das chuvas em excesso, que aumentam as possibilidades de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Segundo ele, para evitar que o quadro de redução do número de casos se reverta, o caminho é combater os criadouros do mosquito que transmite a doença, conforme Eugênio de Barros.
Barros afirmou que não há mudança na estratégia de combate à doença, mas há um alerta, principalmente em relação a cidades onde a chuva foi mais intensa, como Aquidauana e Corumbá e mesmo Campo Grande.
Um eventual impacto das chuvas, e do aumento dos criadouros de mosquito ou mesmo de casos da doença deve ser sentido em uma ou duas semanas, segundo Eugênio.
Uma outra preocupação é com a chegada da dengue tipo 4, que ainda não fez vítimas no Estado e por isso mesmo pode provocar uma nova epidemia por pegar a população sem imunização contra essa versão do vírus.
Eugênio diz que já houve casos pesquisados, mas nenhum foi confirmado.
Fonte: CG News
www.naviraidiario.com.br