Comissão especial fiscalizará gastos de recursos das Olimpíadas

Postada por: Jr Lopes | Data 03/10/2009 | Imprimir


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou na sexta-feira (2) que será criada uma comissão especial no âmbito da Controladoria Geral da União (CGU) para acompanhar a aplicação dos recursos e dar transparência aos gastos com as Olimpíadas de 2016. A cidade do Rio foi escolhida pelo Comitê Olímpico  nesta sexta para receber os Jogos.


A ministra acrescentou que o Brasil "aprendeu muito" com a organização dos Jogos Pan-Americanos, em 2007 e, por isso,  fará uma prestação de contas "mais transparente" durante as Olimpíadas.


Ela disse ainda que a escolha do Rio  para a sede das Olimpíadas de 2016 demonstra que o país alcançou um patamar de reconhecimento internacional e de seu papel na América Latina. Mas ressaltou que o governo federal terá de criar políticas efetivas para aumentar o número de medalhas brasileiras durante as Olimpíadas de 2016.


-  Temos que planejar o aumento do número de medalhas, não é espontâneo. É preciso uma política deliberada para que isso ocorra, e vamos começar ontem - prometeu ela, no Hotel Copacabana Palace, onde comemorou a vitória do Rio.


O poder de atração dos esportes na rotina de crianças e jovens é um dos pontos que devem ser priorizados no planejamento das Olimpíadas, defendeu.


- Não basta fazer equipamentos esportivos, mas sim elaborar políticas de envolvimento com os jovens - justificou. - Acredito que, se tivermos agilidade para articular o governo com a iniciativa privada e a mobilização das comunidades, teremos um grande legado. O grande esforço deve ser para mostrar que o esporte é um elemento fundamental para boas práticas, bons princípios, para estabelecer padrões de convivência entre crianças e jovens.


A ministra também destacou a importância da articulação feita pelo presidente Lula em favor da candidatura do Rio. Ela enfatizou que não é o caso de os brasileiros demonstrarem soberba, mas, antes de tudo, humildade.


- Sem sombra de dúvida, está reconhecida a liderança do presidente Lula. Não vamos esquecer que ele é o cara - disse, imitando a frase do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dita em reunião do G20 (grupo das maiores economias mundiais), em abril passado, na cidade de Londres.


Para Dilma, o Brasil será uma potência na próxima década, com importante papel no esporte. Ao falar sobre os compromissos do Brasil com o COI, ela reiterou que o governo federal vai aplicar os recursos necessários à realização dos Jogos, que contarão com diversas fontes de financiamento, entre elas o Banco Nacional de Desenvolvimento BNDES.


Sabatinada sobre os padrões de sustentabilidade exigidos para o evento, a ministra ressaltou que o encontro de Copenhage será importante para mostrar para o mundo que o Brasil está se tornando cada vez mais verde:


- O Brasil pode se orgulhar de ser o país mais sustentável do mundo. Nenhum outro tem a matriz energética que temos. Então o Brasil pode se orgulhar de fazer uma Olimpíada verde.


Perguntada sobre a possibilidade de ser candidata à Presidência da República durante a Copa do Mundo de 2014, ela disse que tem certeza que "o governo Lula terá um representante".




Fonte: O Globo

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br