Exportações brasileiras de celulose e papel apontam alta em agosto

Postada por: Jr Lopes | Data 29/09/2009 | Imprimir


Os dados preliminares do desempenho do setor de celulose e papel em agosto indicam, novamente, evolução no cenário de comércio internacional, por conta da retomada das demandas do mercado.


Já é possível verificar retorno aos níveis de 2008, com leve alta, nos dados de produção, exportação e vendas domésticas do setor. Em agosto, a produção de celulose cresceu 8,7% e a exportação aumentou 21,8% em relação ao mesmo período do ano passado.


O mesmo ocorre no segmento de papel, que teve alta de 4,4% na produção e de 1,4% nas vendas domésticas nos períodos indicados. Em ambos os segmentos, os resultados acumulados nos oito primeiros meses do ano são positivos em relação a 2008.


A Balança Comercial do setor, porém, demonstra que a receita não tem se recuperado no decorrer do ano e ainda está 20% abaixo dos níveis de 2008 – um forte indicativo dos efeitos da crise no setor. Nesse sentido, a retomada de preços da celulose no mercado internacional será um fator essencial para a melhoria dos resultados financeiros nos próximos meses.


Entre janeiro e agosto, o superávit comercial do setor foi de US$ 2,3 bilhões, montante que representa 11,5% do resultado total da Balança Comercial do País.




Fonte: Bracelpa

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br