MS é campeão de armas exportadas que foram reintroduzidas no Brasil
O raio-x sobre o desarmanento no Brasil divulgado hoje pelo Ministério da Justiça coloca Mato Grosso do Sul como estado de destaque do chamado efeito bumerangue, que identifica a reintrodução no País de armas exportadas. Fronteiriço a dois países, Paraguai e Bolívia, o Estado registrou índice de 28,13% de armas reintroduzidas entre as que foram aprendidas, conforme o levantamento, feito em parceria com a ong Viva Rio.
Segundo o que foi levantado, neste ano até setembro, a média diária de apreensões de arma no Estado foi de 1951.
O estudo atribui a Mato Grosso do Sul outra avaliação negativa, relacionada ao controle de armas. Numa escala percentual até 100, a nota do Estado é 70%. O relatório acentua a dispersão ruim dos depósitos de armas.
Também surpreende, em relação ao tipo de apreensões pelas autoridades sul-mato-grossenses, o alto índice de armas longas de caça, que representa 24,9% do total informado pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).
Campanha- O relatório divulgado hoje representa uma nova fase da campanha do desarmamento. Ao relacionar os números a esse respeito, ele informa que em Mato Grosso do
Sul, foram entregues, de 2004 a 2009, 5,3 mil armas.
Em 2008 e 2009, conforme os dados, foram regularizadas 27.618. A maior parte das regularizações foi no ano passado, no total de 23.847.
Fonte: CampoGrandeNews
www.naviraidiario.com.br