Pecuaristas imunizam rebanho contra aftosa no Planalto e Pantanal

Postada por: Andrey Vieira | Data 31/10/2010 | Imprimir
Em MS o calendário oficial do 2º semestre teve início dia 1° de outubro e prossegue até o dia 15 de novembro (Foto: Arquivo)


A imunização nacional contra febre aftosa no rebanho de bovídeos entra em seu último ciclo anual.


Em Mato Grosso do Sul o calendário oficial do segundo semestre teve início dia 1° de outubro e prossegue até o dia 15 de novembro na Zona de Alta Vigilância (ZAV). Já o rebanho do Planalto e Pantanal começa a ser imunizado em 1° de novembro. Nesta etapa a vacinação é feita em todo o rebanho - de mamando a caducando.


No Planalto o calendário se estende de 1º a 30 de novembro e Pantanal de 1º de novembro a 15 de dezembro (nas propriedades optantes por esta etapa). A meta é imunizar 15,9 milhões de animais no Planalto e 628 mil animais no Pantanal (volume este das propriedades optantes por esta etapa), além de 805 mil na ZAV. 


Em todas as regiões o produtor tem o prazo de até 15 dias após o término para declarar (desconsiderar, neste caso, as propriedades da ZAV onde a vacinação é feita com agulha oficial). A Iagro informa que não aceitará registros parciais de vacinação.


Por cautela sanitária, a Iagro orienta a vacinação de fêmeas de três a oito meses ainda não imunizadas contra Brucelose. Maiores informações e esclarecimentos nos escritórios da Iagro ou ainda pelo disk aftosa 0800-679120.




Fonte: EdiçãodeNoticias

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br