Inca recomenda que resultado de mamografia saia em até 60 dias

Postada por: Andrey Vieira | Data 15/10/2010 | Imprimir


O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou nesta sexta-feira (15) novas recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no país. Entre as novas estratégias, a entidade sugere que toda mulher com nódulo no seio tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias. Hoje em dia não existe tempo de espera definido para o resultado.


“Estamos seguros de que o que está sendo recomendado pode ser realizado. Depende da sociedade aderir e dos incentivos que serão feitos”, disse Luis Antonio Santini, diretor do Inca.


O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Segundo o Inca, isso acontece porque a doença é confirmada quando já está em estágio avançado.


No país, são 11 mil mortes causadas por câncer de mama por ano. Entre as mulheres, a doença representa cerca de 2,5% de todos os óbitos, segundo o Inca. No entanto, em mortes por câncer, o câncer de mama é o principal causador de mortes.


Por isso, o Inca recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos de idade devem fazer mamografia a cada dois anos.


Este rastreamento mamográfico para mulheres nessa faixa etária é parte importante da estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde para o controle do câncer de mama.




Fonte: G1

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br