Americanas são detidos ao preparar pesquisas ilegais

Postada por: Redação/A.V | Data 07/09/2010 | Imprimir


Pesquisadoras de uma universidade dos Estados Unidos foram detidos pela Polícia Federal na tarde de sábado, na região do Porto Geral, em Corumbá.


As quatro pesquisadores possuíam anotações e projetos a respeito da água na região do Pantanal. Como não possuíam amostras coletadas, elas foram notificados a deixar o País em oito dias.


Elas possuiam visto de turista em seus passaportes, o que não permite realizar pesquisas. No passaporte havia outros vistos brasileiros, o que significa que estiveram no Brasil em outras ocasiões.


Os estadunidenses foram encontrados depois de informações da inteligência da PF, que notou a entrada deles pela Bolívia. Acompanhavam as pesquisadoras mais 19 estudantes, todos estadunidenses.


Quando foram detidos, as quatro estadunidenses nada disseram a respeito de sua presença no Brasil. Eles foram liberados, já que possuíam apenas anotações e nenhuma amostra, o que poderia configurar como “bio-pirataria”.


Outro caso – Em junho do ano passado, três professores da Universidade do Arizona fora detidos em um caso semelhante. Mas, eles possuíam amostras de água de barro e lama da baia, então ficaram detidos e tiveram de pagar multa. Na época, dois professores brasileiros também foram presos, por pesquisar sem permissão no Pantanal. Eles também estavam com vistos de turistas no passaporte, o que não dá autorização para qualquer pesquisa cientifica.




Fonte: CampoGrandeNews

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br