Agepen promove capacitação entre servidores sobre a gripe A

Postada por: Jr Lopes | Data 20/08/2009 | Imprimir


A Secretaria de Estadual de Saúde (SES),  em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), realiza nesta sexta-feira (21) um treinamento de servidores que atuam em unidade penais da Capital sobre o Plano de Contingência da gripe A (H1N1) para as Penitenciárias, divulgado ontem (18) pela SES.
 
O plano tem como objetivos gerais evitar a entrada do vírus nas unidades prisionais, minimizar os efeitos do H1N1 nestes ambientes, organizar e instruir os públicos sobre formas de prevenção e tratamento da gripe A, bem como disponibilizar recursos humanos e insumos nas atividades relacionadas a doença, e avaliar a necessidade de ministrar remédios, de forma a prevenir a circulação e contágio da gripe A (H1N1) dentro das unidades prisionais.
 
A A Secretaria de Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), realiza nesta sexta-feira (21) um treinamento de servidores que atuam em unidade penais da Capital sobre o Plano de Contingência da gripe A (H1N1) para as Penitenciárias, divulgado ontem (18) pela SES. O plano tem como objetivos gerais evitar a entrada do vírus nas unidades prisionais, minimizar os efeitos do H1N1 nestes ambientes, organizar e instruir os públicos sobre formas de prevenção e tratamento da gripe A, bem como disponibilizar recursos humanos e insumos nas atividades relacionadas a doença, e avaliar a necessidade de ministrar remédios, de forma a prevenir a circulação e contágio da gripe A (H1N1) dentro das unidades prisionais. A capacitação acontecerá na Secretaria de Estadual de Saúde e será destinado a médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas que atuam nos estabelecimentos penais, além dos diretores e administradores dos presídios. O treinamento está sendo organizado pela Coordenadoria Estadual de Atenção Básica/Gerência de Saúde no Sistema Prisional, da SES. De acordo com a supervisora da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, no interior os treinamentos serão realizados pelas Secretarias Municipais de Saúde. A supervisora destaca que antes mesmo do plano de contingência a Agepen vem adotando medidas preventivas à doença, como orientação quanto às medidas de higiene e conscientização de servidores e da população carcerária, com distribuição de folhetos explicativos e capacitação de equipes para lidar com os casos da gripe A.


Fonte: TV Morena

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br