Mato Grosso do Sul terá alerta de monitoramento de gripe aviária
Mato Grosso do Sul vai criar um sistema de alerta de monitoramento de gripe aviária que envolverá órgãos de defesa agropecuária federal e estadual, indústria, avicultores, entidades como a Famasul, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil. A ação foi definida pelo Governo do Estado na sexta-feira (26/05) após videoconferência com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e a equipe de Defesa Agropecuária do Mapa com órgãos de fiscalização e vigilância sanitária animal de todas as unidades da federação do País.
Segundo o secretário titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck, desde fevereiro de 2023, quando surgiram os primeiros casos da doença em animais silvestres na Bolívia, o serviço de defesa sanitária animal do Estado representado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o Mapa montaram uma ação conjunta com barreiras sanitárias e fiscalização em Corumbá. Mais recentemente, com a detecção de focos no Paraguai, barreiras de fiscalização foram montadas também nas cidades de Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho e tem acionado equipes para orientação da população sobre os riscos da gripe aviária.
"Agora vamos publicar um decreto para criar sistema de alerta e monitoramento para ter ação conjunta, além de órgãos de defesa. A ideia é envolver o pessoal da indústria, avicultores, Famasul e agora vamos incluir também a Defesa Civil e PMA nas ações, caso apareça focos em aves silvestres. Por isso, vamos reforçar o monitoramento e a orientação não só na avicultura comercial como na questão do alerta em relação a aves silvestres", completou.
Participaram da reunião o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta. O superintendente Federal de Agricultura (SFA/MS) do Mapa, Celso Martins também acompanhou a transmissão.
Fonte: Portal do Governo de MS
www.naviraidiario.com.br