Em sequência histórica, Palmeiras volta à final liderando recordes de brasileiros

Postada por: Jr Lopes | Data 25/11/2021 | Imprimir
Jogadores do Palmeiras comemoram a classificação à final da Libertadores (Foto: Cesar Greco)


Foi no Uruguai, em fevereiro de 2016, que o Palmeiras iniciou a sua atual e melhor sequência na Libertadores. Mais de seis anos depois, o clube retorna ao país em busca de uma consagração histórica na competição sul-americana.

 

Naquele dia 16 de fevereiro, o Verdão ainda comandado por Marcelo Oliveira entrou em campo em Maldonado para empatar por 2 a 2 com o River Plate uruguaio. A partida, que teve gols de Jean e Gabriel Jesus, foi o início da construção de uma identidade que será colocada à prova no próximo sábado, contra o Flamengo, no estádio Centenário, em Montevidéu.

 

À época em reconstrução, os palmeirenses voltaram a disputar a Libertadores depois da conquista da Copa do Brasil de 2015. Desde então, tornaram-se figura frequente na competição, e assim o Verdão tomou os principais recordes brasileiros na competição. São eles:

 

Mais finais disputadas: 6 (empatado com o São Paulo);

Mais jogos na competição: 209;

Mais participações: 21;

Mais vitórias: 116;

Mais gols: 390;

Mais vitórias em casa: 71;

Mais gols em casa: 233;

Mais vitórias como visitante: 44;

Mais gols como visitante: 156.

– Tem uma frase que o Omar (Feitosa, ex-preparador físico) sempre falava, que a gente estava amadurecendo e se acostumando com a Libertadores, que uma hora ia chegar. Em 2016 a gente saiu na fase de grupos, em 2017 nas oitavas, depois na semi (em 2018) e depois na final (2020). Para um time conquistar a Libertadores tem de disputar – afirmou Dudu, em entrevista ao ge.

 

A primeira campanha, em 2016, teve desempenho irregular, com direito a troca de comando durante a competição e eliminação ainda na fase de grupos. Internamente, a diretoria viu a necessidade de começar a mudar o perfil do grupo.

 

Com a base campeã que também conquistou o Brasileirão de 2016, o clube passou a mesclar apostas com atletas mais renomados e adquiriu experiência na prática da frequência nos mata-matas.

 

Como resultado, em 2017 o Verdão caiu nas oitavas de final para o Barcelona do Equador, em 2018 chegou até a semifinal, quando parou no Boca Juniors, enquanto em 2019 foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de final. Agora são duas finais em sequência e o título na edição de 2020, em cima do Santos.

 

– O Palmeiras estava acostumado a jogar, é o time que mais vezes jogou entre os brasileiros, e é um amadurecimento. Se você vai ano a ano chegando, nas quartas, na semi, uma hora vai ganhar. Ele falava isso, que estava chegando cada vez mais perto e agora chegou na final dois anos seguidos. Tem de estar focado, bem concentrado para no dia 27 conquistar esse bicampeonato – completou.

 

Do atual elenco, Dudu e Jailson são os únicos que participaram da sequência de seis edições na Libertadores. O atacante jogou as duas primeiras rodadas da edição de 2020, mas depois foi emprestado ao Al Duhail, do Catar, e viu de longe a final contra o Santos – ele é o segundo que mais vezes entrou em campo pelo Verdão no torneio (40 jogos, empatado com Weverton e atrás de Marcos, que tem 57 partidas).

 

Bicampeão, o Palmeiras pode igualar Santos, São Paulo e Grêmio com três conquistas da Libertadores. O clube é, também, o recordista de invencibilidade como visitante na história do torneio continental – já são 15 jogos sem perder fora de casa. A final de 2020 no Maracanã não entra na conta, pois aconteceu em campo neutro.

 

A final contra o Flamengo, que também busca o tricampeonato, será no sábado, às 17h, no estádio Centenário, novamente em local neutro.

 

– A gente vai jogar contra um time que vem jogando há bastante tempo junto, com grandes jogadores e acostumados também a grandes competições e a ganhar campeonatos. Nós temos uma grande equipe também, que marca muito forte. A gente espera fazer isso na final e saber o que fazer quando tiver a bola. Vai ser um jogo grande e bem disputado – encerrou Dudu.




Fonte: Globo Esporte

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br