Naviraí empossa novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Postada por: Jr Lopes | Data 31/08/2021 | Imprimir
Posse dos novos conselheiros foi realizada em reunião na sede da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Foto: Roney Minella)


O Governo de Naviraí nomeou, através do Decreto nº 103, de 1º de julho de 2021, os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). A posse dos novos conselheiros foi realizada em reunião na sede da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na última quinta-feira (26-08).

 

O Decreto 103 assinado pela prefeita Rhaiza Matos revoga o Decreto nº 50/2017, que relacionava os integrantes do CMDRS. A posse dos novos titulares e suplentes, representantes de cinco instituições públicas e de seis instituições privadas, atende a Lei Municipal Nº 1.743/2013.

 

Com a presença maciça dos conselheiros nomeados, e da representante da prefeita Rhaiza Matos a Gerente Geral Maria Paula Alípio, o presidente em exercício, agrônomo Ronaldo Botelho, destacou a importância do CMDRS como órgão imprescindível na tomada de decisões dos interesses coletivos do setor produtivo, seja da agricultura familiar ou do agronegócio. Naviraí possui área de 319.355,00 hectares, tendo  como o módulo fiscal de 45,00 hectares de terra. A área de lavoura é de 131.500 hectares, sendo 110.000 de soja, 70.000 de milho, 18.670 de cana, 2.705 de mandioca. Outras culturas em produção são o abacaxi, urucum, palmito, café, melancia e feijão.

 

“Não adianta ter poder, ter dinheiro se não tiver organização. Naviraí tem potencial para inúmeras alternativas de produção, e tudo passa por este Conselho, que precisa estar pronto para apontar estes caminhos e também reivindicar na hora certa”, orientou Ronaldo Botelho.

 

“Temos recursos, mas precisamos de bons projetos. Em breve, uma grande reunião com a superintendência estadual do Banco do Brasil e representantes da nacional acontecerá aqui, para ouvir e identificar as novas demandas de interesse do setor produtivo de Naviraí”, informou o representante do Banco do Brasil.

 

“O Poder Legislativo está de portas abertas para discutir, ombrear e apontar caminhos de incentivo à produção e ao desenvolvimento. Queremos apoiar em tudo o que for possível”, afirmou o vereador Regivan de Moraes. “O Sindicato Rural é parceiro para o desenvolvimento de atividades rurais, seja para o grande ou para o pequeno produtor. Podem contar conosco”, acrescentou o conselheiro e vereador Rodrigo Sacuno.

 

“A prefeita Rhaiza Matos está empenhada em viabilizar alternativas visando avançar e foi assim que, conquistou, com o apoio da ministra Tereza Cristina, a instalação da Caixa Agro para Naviraí, uma opção a mais para o homem do campo buscar recursos e financiamentos para investir na melhoria da produção. A Gerência de Desenvolvimento Econômico é parceira de primeira hora do Conselho para a consecução de projetos e visando o apoio aos produtores”, observou Guedes.

 

Outros representantes deixaram sua mensagens e, de forma unânime, consideraram que a união de esforços é o melhor caminho para o fortalecimento do setor. Nova reunião será realizada para a escolha da Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

 

CONSELHEIROS REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Banco do Brasil: Titular Carlos Eduardo Pinheiro e Suplente Ana Joyce Godoy dos Santos; AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural): Titular Ronaldo da Silva Botelho e Suplente Joel Pereira Bahia Filho; IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal): Titular Marilza Gomes da Silva e Suplente Cariston Hideo Ichida:

 

Poder Executivo: Titular Eugênio Almeida Guedes e Suplente Adolfo José Silvério: Poder Legislativo: Titular Regivan Moraes da Silva e Suplente Fabiano Domingos dos Santos.

 

CONSELHEIROS REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS

Sindicato Rural de Naviraí (SRN): Titular Guilherme Fabris Gradela e Suplente Rodrigo Massuo Sacuno; Associação dos Produtores Familiares do Distrito Verde (APFDV): Titular Aparecido Jesus de Carvalho e Suplente José dos Santos; Cooperativa dos Agricultores Familiares de Naviraí (COAF-NAV): Titular Eloina C. de Oliveira Cavalcante e Suplente Ítalo Cândido de Marco; Associação de Mulheres do Assentamento Juncal (AMAJU): Titular Maria Pereira Lima da Silva e Suplente Maria da Cruz; Associação Naviraiense Terra e Paz (ANTEP): Titular Márcio Rogério Ribeiro Costa e Suplente Marcelo de Almeida; e Associação dos Produtores do Alto da Mata: Titular Jair Alves dos Santos e Suplente Eleandro Nabarro.




Fonte: Assessoria/ Roney Minella

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br