Naviraí: PETI comemora o dia do Índio

Postada por: Jr Lopes | Data 24/04/2010 | Imprimir
Objetivo foi mostrar a cultura indígena as crianças e jovens assistidas pelo programa (Foto: Divulgação)


As crianças assistidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) de Naviraí comemoraram na última terça-feira (20) o dia Nacional do Índio comemorado em 21 de abril. Cerca de 250 crianças e jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura indígena no país.


Segundo a gerente de Assistência Social do município Cleci Fortunatti de Souza, crianças com descendência indígena participaram com os integrantes do PETI, de uma integração cultural. O evento ocorreu na sede do PETI na Rua Higino Gomes Duarte centro da cidade. As atividades deram-se através do “Projeto Curumim” iniciando com a apresentação dos filmes “Cultura do Índio antiga e atual”, e do “Descobrimento do Brasil”.


Durante este mês de abril, durante oficinas de atividades, as crianças e adolescentes juntamente com os monitores confeccionaram colares, pulseiras, brincos, cocares, e roupas indígenas com materiais recicláveis, sendo utilizado nas comemorações do Dia do índio. O evento teve várias atrações culturais, dentre elas, as crianças e jovens se fantasiaram de índios, podendo assim se interagir um pouco mais com a cultura deste povo.


“É importante esta integração para que a esses jovens tenham a oportunidade de conhecer a cultura indígena. Isso trás o resgate da nossa própria cultura, relembrando que muitos destes povos desapareceram, absorvidos na sociedade dos colonizadores”, comenta Cleci Fortunatti.


Para ela, além de resgatar da cultura, o encontrou serviu também para levar um pouco mais de lazer e alegria aos alunos do PETI. “Este é o nosso objetivo, levar cultura junto com lazer. Estamos trabalhando neste sentido, educar levando o conhecimento”, finaliza.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br