Governo Federal disponibiliza R$ 240 mil para leitos de Covid-19 no Estado

Postada por: Jr Lopes | Data 21/03/2021 | Imprimir
Mato Grosso do Sul não possui leitos para tratamento de covid disponíveis (Foto: Divulgação)


Governo Federal divulgou no diário oficial da união na sexta-feira (19/03) que vai liberar recursos financeiros para leitos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os leitos serão habilitados em Três Lagoas pelo período de 60 dias, com total de R$ 240 mil.

 

De acordo com o diário oficial, serão abertos cinco leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas. O município possui 25 leitos de UTI para tratamento do Coronavírus e está com a taxa de ocupação em 132%.

 

As despesas autorizadas nos termos da Portaria nº 501/21 correspondem ao primeiro trimestre de 2021.  O investimento faz parte das 10 novas vagas abertas no município nesta sexta-feira (19), onde metade é custeada pela União e outra metade pelo governo do Estado e prefeitura. 

 

A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos. O governo federal arca com parte das despesas, mas agora o pagamento não é mais antecipado e sim mensal.

 

O pedido de autorização para o custeio dos leitos para pacientes com Coronavírus é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.  

 

Segundo o Ministério da Saúde, entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do Coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

 

Ocupação de leitos

A decisão do governo federal foi tomada devido ao número de novos infectados pela Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos nos hospitais em cada município, que enfrentam uma crise nos últimos meses.  

 

Mato Grosso do Sul bate recordes diários de internações e mortes pela doença. Neste sábado (20) já são 1.038 pessoas internadas, sendo 596 em leitos clínicos (396 público; 200 privado) e 442 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (325 público; 117 privado) no estado.  

 

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 105%; Dourados 95%; Três Lagoas 87% e Corumbá 112%, conforme as informações do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de hoje (20).

 

Leitos estão sendo improvisados e doentes estão em locais inadequados, informou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. “Pessoas estão em prontos socorros, ala vermelha, ala azul e centros cirúrgicos já que não estão fazendo cirurgias eletivas. Isso nos preocupa”, disse.

 

Resende afirma que as vagas de leitos que surgem são de óbitos que ocorrem. “Mesmo para quem tem o melhor plano de saúde, não vai ter acesso nem a leitos de UTI e nem clínicos. O melhor plano de saúde é ficar em casa”.

 

Segundo o Boletim Epidemiológico, em 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou 1.108 casos e 24 mortes. O Estado possui 201.125 mil casos confirmados de Covid-19, 3.799 óbitos pela doença e 185.089 recuperados desde o início da pandemia.  

 

De ontem para hoje, Campo Grande registrou 324 novos casos; Dourados 118; Três Lagoas 82; Paranaíba 58; Sidrolândia 38; Corumbá 37; Naviraí 37; Costa Rica 33; Aparecida do Taboado 22; entre outros municípios.

 

Campo Grande, Naviraí, Três Lagoas, Rio Brilhante, Dourados, Maracaju, Costa Rica e Cassilândia são as cidades do Estado que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.




Fonte: Correio do Estado

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br