Novos recursos garantem retomada das obras do Campus IFMS em Naviraí

Postada por: Jr Lopes | Data 10/02/2021 | Imprimir
Assinatura do contrato foi feita no início da semana com representantes do IFMS e da empresa que fará a obra (IFMS/divulgação)


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) formalizou na tarde de segunda-feira (08/02), o contrato para a retomada das obras do Campus Naviraí. A assinatura foi realizada na presença de servidores da reitoria, do campus e representantes da empresa contratada. 

 

Com orçamento de 4,7 milhões de reais – oriundos de Termos de Execução Descentralizados (TED) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) – a obra será executada pela empresa MS Engenharia Consultiva. 

 

A seleção da empresa para realizar a obra foi feita através de uma licitação com concorrência pública. O prazo para a execução do serviço é de 360 dias. Já a duração de contrato é de 18 meses. 

 

A empresa contratada deverá realizar a execução da obra remanescente do bloco, construir uma quadra poliesportiva coberta, com vestiários, e fazer a urbanização do campus.

 

“Desde o início da gestão realizamos articulação política, junto ao Ministério da Educação e aos nossos parlamentares, para obter recursos. Também fizemos mudanças administrativas importantes que resultaram em economia para garantir novas obras”, explica a reitora do IFMS, Elaine Cassiano. 

 

“A retomada da construção da sede própria de Naviraí, que estava parada desde 2017, é simbólica e marca o nosso esforço para atender a comunidade do Instituto com mais infraestrutura”, completa a reitora. Desde que foi criado em 2014, o campus da instituição em Naviraí tem funcionado em sede provisória.

 

Sede definitiva

A retomada da obra busca oferecer melhores condições para estudantes e servidores. 

 

"Trata-se de um alívio e uma esperança. Estamos em um local cedido, com espaço insuficiente para realizarmos nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativa. A obra permitirá que em um futuro próximo tenhamos melhor estrutura, já que somos a única unidade que se encontra nessa situação”, pontua o diretor-geral do Campus Naviraí, Matheus de Castro. 

 

A sede do IFMS no município ficará na saída para Ivinhema, na rodovia MS-141, km 3,4. Em breve também deverá ser oficializado o contrato para a construção do barracão agrícola do campus. Nele serão guardados equipamentos, máquinas e insumos agrícolas, trazendo importantes benefícios para os cursos do eixo tecnológico de Recursos Naturais. 

 

“Nós recebemos uma doação de 43 hectares para implantarmos nossa ‘fazenda escola’, um local para a realização de nossas atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das Ciências Agrárias. Por isso, trata-se de outra iniciativa que auxiliará muito no desenvolvimento e consolidação do campus”, comemora. 

 

Cursos

Atualmente o IFMS funciona em Naviraí no Centro Estadual de Educação Profissional Ramez Tebet. A sede definitiva terá um espaço total anexado de 50 hectares, para o campus e a fazenda escola. 

 

No município, o Instituto oferta os cursos técnicos (integrados e subsequentes) em Agricultura, Informática para a Internet e Manutenção e Suporte em Informática, de graduação em Agronomia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e da especialização em em Docência para Educação Profissional e Tecnológica, além de cursos de qualificação profissional, idiomas e a distância. 




Fonte: Ascom/IFMS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br