Dermatologista de MS apresenta pesquisa científica e representa, pela primeira vez, o estado em cenário internacional

Postada por: Jr Lopes | Data 22/01/2021 | Imprimir
Baltazar Sanabria, médico dermatologista (Foto: Divulgação)


O médico dermatologista Baltazar Sanabria é especializado em transplante capilar e recentemente teve sua pesquisa científica publicada no JAAD (Journal of the American Academy of Dermatology), revista de maior impacto e importância mundial para a área de dermatologia. É a primeira vez que o estado de Mato Grosso do Sul é representado nesse veículo internacional de grande reconhecimento da área capilar.

 

O estudo realizado na Clínica Sanabria mostra que o medicamento minoxidil, antes utilizado para o tratamento de calvície sendo aplicado diretamente na pele, pode ser eficaz e bem tolerado quando administrado via oral.

 

“O artigo foi feito por meio de entrevistas com 435 pacientes, acompanhamos sobre os efeitos colaterais do minoxidil oral do período de julho a outubro. Foram pacientes meus e dos médicos Paulo Müller Ramos, Tamara de Nardo Vanzela e Hélio Amante Miot”, contou Sanabria.

 

É importante saber que o minoxidil é um medicamento usado há muito tempo para combater calvície, mas de forma tópica (aplicado diretamente na pele), essa maneira não é tão simples porque pode deixar o aspecto do cabelo oleoso, incomodando o paciente, além de impedir uma rotina normal.

 

Sanabria explica que há dois anos começaram os estudos do minoxidil via oral em baixas doses e por ter apresentado resultados impressionantes, quis fazer parte dessa pesquisa. O paciente adere mais o remédio via oral do que a tópica. É uma medicação das mais recentes para tratar a calvície e está apresentando excelentes resultados.

 

“Foi uma experiência muito boa, porque eu particularmente não tinha trabalhado com pesquisa ainda e fiz essa parceria com Paulo Müller. Estamos desenvolvendo outros projetos juntos de produção científica”, informou.

 

A Clínica Sanabria tem o projeto de ser um centro de pesquisa. “Temos no momento outros dois estudos já em andamento, também com minoxidil oral, que é tese de doutorado. Essa área de tricologia capilar dentro da dermatologia tem muita coisa para ser descoberta, por isso queremos realmente manter as pesquisas”.

 

“Estamos muito felizes porque essa publicação realmente foi um fato marcante para todos da clínica. A revista JAAD é a mais importante dentro da área de dermatologia, é muito difícil você submeter um trabalho e ser aprovado, nós conseguimos. Foi uma vitória imensa”, finaliza Sanabria.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br