Surtos de gripe aviária se espalham para mais estados na Índia

Postada por: Jr Lopes | Data 11/01/2021 | Imprimir


O número de estados indianos que notificam surtos de gripe aviária aumentou para sete depois que Haryana e Gujarat confirmaram casos positivos entre aves domésticas e selvagens, de acordo com um comunicado do governo.

 

A doença também foi encontrada em Kerala, Rajasthan, Madhya Pradesh, Himachal Pradesh e Uttar Pradesh, disse o Ministério da Pesca, Pecuária e Laticínios em um comunicado na noite de domingo. Os resultados laboratoriais de algumas amostras de Delhi e Maharashtra ainda são aguardados, acrescentou.

 

Enquanto isso, o Press Trust of India relatou na segunda-feira que casos de gripe aviária foram confirmados em Maharashtra e Delhi .

 

Os surtos no segundo maior produtor de ovos do mundo podem vir como mais um golpe para a indústria avícola do país, que estava se recuperando depois que os preços despencaram no início deste ano devido às especulações das mídias sociais de que as galinhas poderiam espalhar o coronavírus. A indústria de US $ 14 bilhões, direta ou indiretamente, emprega 5 milhões de pessoas e apóia 25 milhões de produtores.

 

O governo federal pediu às autoridades locais que aumentem a vigilância em torno de corpos d'água, mercados de aves vivas, zoológicos e granjas avícolas, e garantam o descarte adequado das aves mortas, disse o comunicado .

 

As preocupações com a disseminação da doença provavelmente afetarão as empresas avícolas em todo o país nos próximos dois a três trimestres, disse a ICICI Securities Ltd. em nota na semana passada. O consumo de produtos avícolas, como frango e ovos, pode diminuir, enquanto a demanda por ração também pode ser afetada, disse o relatório.

 

As ações da Venky's India Ltd. , que relatou cerca de metade de sua receita com vendas de aves em 2019-20, caíram 2,8%, enquanto a Godrej Agrovet Ltd. caiu 1,5%.




Fonte: Bloomberg

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br