Naviraí discute criação de Pólo Universitário

Postada por: Jr Lopes | Data 15/04/2010 | Imprimir
Autoridades discutem pólo universitário para Naviraí (Foto: Assessoria)


Primeiro foi a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) agora deve ser a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que deverá ganhar área para construção de unidade em área em que a Prefeitura trabalha para implantar o Pólo Universitário de Naviraí. Autoridades do município e representantes da Universidade Estadual já intensificam entendimentos para colocação em prática do projeto, que futuramente deverá resultar na transferência da unidade para o pólo.


O Prefeito Zelmo de Brida, o vice Ronaldo Botelho (PMDB), receberam na terça-feira (13) o reitor Gilberto José de Arruda e a Gerente da UEMS em Naviraí, Inês de Souza Barba, para reforçar entendimentos sobre o assunto. O município deve de imediato desapropriar uma área de 10 hectares, ao lado do terreno cedido para a Universidade Federal.


Pelos entendimentos iniciais, o município faria uma troca da estrutura existente na Rua Emilio Mascoli, onde funciona atualmente a Universidade, pela nova área com uma construção que poderá ser e executada em valores equivalentes ao do prédio que deverá ser incorporado ao patrimônio da prefeitura.


“Isso tudo vai depender de análise jurídica” diz o Prefeito Zelmo, ressaltando que se for rápido e dentro da legalidade tanto para o município como para a Universidade deverá ser seguido por ambas as partes. O vice Ronaldo Botelho lembrou que a idéia da criação do pólo universitário vem desde a primeira gestão. “É um sonho que esta prestes a se transformar em realidade” festeja, ao enaltecer que juntamente com o prefeito vem discutindo o assunto com o governador André Puccinelli, que segundo Ronaldo, se mostrou extremamente receptivo a idéia.

O Gerente de Educação da Prefeitura, Cesar da Fonseca, que também acompanhou a reunião informou que de imediato iniciará o trabalho objetivando por em prática o projeto. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul oferece atualmente com os cursos de Direito, Química e a partir de 2010 Engenharia de Alimentos.


Na Unidade são oferecidas 150 vagas. O Reitor Gilberto Arruda, garante que a partir do ponta pé inicial dado pela prefeitura a UEMS tem recursos para a continuidade do projeto de criação de um pólo modelo entre as unidades existentes no estado.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br