Estudo identifica novos anticorpos contra HIV

Postada por: Jr Lopes | Data 03/09/2009 | Imprimir


Cientistas americanos descobriram novos anticorpos que podem combater o HIV, vírus causados da Aids, segundo informações divulgadas pela agência Reuters nesta quinta-feira. Em estudo divulgado no periódico Science, os pesquisadores dizem ter identificado dois anticorpos capazes de neutralizar o vírus - o PG9 e PG16.


As partículas do sistema imunológico recém-descobertas são os primeiros anticorpos do HIV identificados em mais de dez anos. Além disso, a descoberta do PG9 e PG16 pode finalmente abrir caminho para a fabricação de uma vacina que poderá proteger as pessoas dessa infecção mortal e incurável.


"As descobertas são um progresso empolgante rumo a uma vacina eficaz contra a Aids, pois agora temos um alvo novo e potencialmente melhor no HIV para concentrar nossos esforços para criar uma vacina", disse Wayne Koff, da Iniciativa Internacional da Vacina da Aids (Iavi na sigla em inglês), que patrocinou o estudo. Seth Berkley, diretor da Iavi, disse que as descobertas não irão levar diretamente a uma vacina, mas mostram que existem maneiras novas e melhores para criar uma.


Os cientistas utilizaram uma nova tecnologia para estudar o sangue de 1,8 mil pessoas infectadas com o vírus da Tailândia, Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e de uma série de países da África subsaariana. O PG9 conseguiu combater com sucesso 127 de 162 subtipos (78%) do HIV, enquanto o PG16 neutralizou 119 de 162 (73%).


Desde que a pandemia da Aids surgiu no início dos anos 1980, mais de 25 milhões de pessoas morreram em todo o mundo por causa do vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 33 milhões de pessoas estão infectadas. Embora não haja cura, um coquetel de remédios pode ajudar a manter o vírus sob controle. Todas as tentativas de se criar uma vacina fracassaram quase completamente.




Fonte: Reuters

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br