Toque de recolher já está valendo em todas as cidades de Mato Grosso do Sul

Postada por: Jr Lopes | Data 14/12/2020 | Imprimir
Mapa: Marketing/ Governo MS


Por conta do crescimento do número de casos, mortes e redução dos leitos hospitalares disponíveis para tratamento de casos de Covid-19, o Governo de Mato Grosso do Sul instituiu um toque de recolher, das 22h às 5h, em todo o estado, que passa a valer a partir desta segunda-feira (14/12).

 

O Decreto nº 15.559 leva em consideração as recomendações do Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), em um esforço para evitar a proliferação do coronavírus (SARS-CoV-2). Mais da metade (56,96%) dos municípios sul-mato-grossenses passaram para a faixa vermelha na última semana, o que significa um alto risco de contágio.

 

Assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Geraldo Resende (Saúde), o documento libera a circulação de pessoas no horário entre 22h e 5h apenas para os serviços essenciais, em razão de trabalho, como dos serviços de delivery, emergência médica ou urgência inadiável. 

 

Serviços não essenciais como bares e restaurantes devem permanecer fechados durante o horário de restrição. “Estamos no limite de ocupação dos leitos em todo o Mato Grosso do Sul. Se não adotássemos essa medida neste momento poderíamos explodir a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Como a cada dia que passa mais pessoas estão sendo contaminadas, tivemos que pisar no freio para não faltar leitos. Tivemos que tomar essa atitude para evitar mais mortes”, afirmou Reinaldo Azambuja.

 

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, aprovou a decisão do governador Reinaldo Azambuja. “Eu entendo que o governador assumiu a responsabilidade diante do aumento dos casos e considerando principalmente a ocupação dos leitos. Percebemos um afrouxamento por parte da população. Houve uma responsabilidade das eleições nesse aumento de casos, a Assomasul já havia antecipado isso, mas foi uma decisão nacional de manter o pleito.”, disse Caravina.

 

Ele ressaltou que as orientações do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) e as medidas do poder público são importantes para conter o avanço da pandemia e devem ser seguidas pelos prefeitos, mas que mais importante ainda é a conscientização da população. As pessoas devem evitar aglomerações, manter o uso máscaras de proteção e reforçar os hábitos de higiene.

 

A fiscalização do toque de recolher será feita pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipais e Guardas Municipais. A restrição de circulação vale por 15 dias e poderá ser prorrogada.




Fonte: Subcom

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br