IFMS assegura manutenção de atividades não presenciais

Postada por: Jr Lopes | Data 09/12/2020 | Imprimir


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) emitiu nota oficial sobre a Portaria nº 1.038, do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 08 de dezembro, prevendo o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino a partir de 1º de março de 2021.

 

No documento, a instituição se posiciona contrariamente ao retorno das aulas sem que estejam asseguradas as condições de biossegurança para proteger a saúde de servidores e estudantes.

 

O IFMS informa ainda que manterá as aulas não presenciais para os estudantes e o trabalho remoto para os servidores, com exceção de casos específicos nos quais não seja possível a execução das atividades à distância, seguindo as Diretrizes para Atividades Presenciais durante a Pandemia, elaboradas pela instituição.

 

A nota emitida pelo IFMS explica ainda que qualquer medida para o retorno das aulas só será tomada após orientação da Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção ao Coronavírus (Covid 19).

 

Criada em março deste ano, a Comissão é formada por servidores da área de saúde e de setores estratégicos da instituição e tem como principal atribuição analisar o quadro de pandemia no Estado, e nos municípios em que o IFMS atua, para orientar a instituição na tomada de decisões relacionadas às atividades de ensino e administrativas, no que tange as medidas de proteção à comunidade.

 

A última decisão do IFMS, publicada em 30 de setembro de 2020, definiu que as aulas teóricas continuam sendo ministradas de forma não presencial até 31 de dezembro de 2020, e que os campi têm autonomia para iniciar retomada de aulas práticas de laboratório e de atividades administrativas de forma gradual, conforme necessidades específicas, e respeitadas as normas de biossegurança definidas previamente.

 

“A portaria do MEC, neste momento, não leva em consideração a situação de pandemia em nosso Estado, com aumento do número de casos e de mortes. A decisão do ministério está desconectada do que a comunidade realmente precisa e, acredito, será modificada”, afirmou a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

 

Leia a integra da nota divulgada pela instituição.

Covid-19 - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.


Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, também estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais.




Fonte: Ascom/IFMS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br