Aumento de casos, de internações e da testagem para Covid preocupa autoridades de saúde de MS

Postada por: Jr Lopes | Data 18/11/2020 | Imprimir


O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou nesta quarta-feira (18/11) a preocupação com o aumento de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

 

Ele citou três indicadores para apontar esse crescimento. O primeiro é o aumento da testagem. Nesta quarta-feira, 730 amostras aguardavam a liberação no Lacen e em instituições parceiras.

 

Resende disse que em algumas cidades, mais de 40% das amostras testadas têm apresentado resultado positivo, o que demonstra uma circulação muito forte do vírus no estado.

 

Comentou ainda que estão sendo confirmados muitos casos na faixa etária dos 20 aos 39 anos. Por isso pediu que essa população redobre seus cuidados para que não sejam veículos de contaminação de familiares mais idosos, como pais e avós.

 

Outro indicador é o incremento na quantidade de casos novos, 689 confirmados nesta quarta. Isso fez a média móvel dos últimos 7 dias chegar a 523.

 

Resende lembrou que essa média chegou a cair para o patamar de 300, mas que se os números registrados nesta terça e quarta-feira persistirem que o estado pode voltar ao padrão registrado em julho e agosto, onde a média móvel chegar a ficar em 900 casos por dia.

 

O secretário alertou que somente nesta semana já foram confirmados 2.052 casos novos e que se os números não caírem, o estado pode chegar a 4 mil casos novos até sábado. Número bem superior ao da semana passada, que ficou em torno dos 2.800 e quase o dobro da semana anterior ainda, que foi de 2.300.

 

Dos casos novos confirmados nesta quarta, ele destacou que 63,5%, o equivalente a 438 são de Campo Grande.

 

O total de casos confirmados no estado desde o começo da pandemia chegou a 89.654, sendo 40.045 da capital.

 

Outro indicador apontado por Resend como motivo de preocupação foi o do aumento de internações. Nesta quarta-feira, o estado tem 257 pessoas hospitalizadas em razão da Covid-19, quando esse número chegou a cair no dia 11 para 206. Ele lembrou que uma semana, mais 51 pessoas foram internadas por causa da doença.

 

Em relação ao número de mortes, foram confirmadas mais 2, o que elevou o total de óbitos da doença para 1.699.

 

Em contrapartida, o número de pessoas que contraíram e se já se recuperaram da doença totalizou 82.123, o que representa 91,5%.




Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br