Secretaria de saúde assina convênio para iniciar testes da 2ª vacina contra Covid em MS

Postada por: Jr Lopes | Data 16/10/2020 | Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deve iniciar em breve os testes da 2ª vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. O termo de cooperação técnica foi assinado nessa quinta-feira (15/10) e, segundo o secretário Geraldo Resende, é importante incluir o estado e, desta forma, contribuir para que se encontre uma vacina o mais rápido possível para a população.

 

A vacina Coronavac será testada em um grupo de mil voluntários, sendo todos eles profissionais de saúde. Para poder se candidatar, é necessário ter entre 18 anos e 59 anos, não ter comorbidades e atuar em locais onde tenha a circulação do novo coronavírus. Caso tenha os requisitos, é só acessar a página do Instituto Butantã, clique aqui!

 

Conforme a SES, este é o segundo termo de cooperação firmado para estudos de testes de vacinas contra a Covid-19. Neste caso, o estudo da Coronavac é uma parceria do Instituto Butantã e o laboratório Sinovac, onde atuam os pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio.

 

Inscrição para teste da vacina BCG segue aberta

O primeiro acordo foi assinado no dia 7 de outubro deste ano, para a realização de testes para estudo da vacina Janssen-Cilag. Estes testes também são conduzidos pelos mesmo pesquisadores citados acima e serão aplicados em 2 mil voluntários, entre 18 anos e 59 anos.

 

A Secretaria de Estado de Saúde informa ainda que irá fornecer estrutura física adequada para o bom funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen).

 

Sobre a vacina BCG, usada para prevenir a tuberculose, o objetivo é verificar a proteção do imunizante contra a Covid-19. No caso destes voluntários, a exceção é válida para quem já teve coronavírus, não podendo participar da pesquisa.

 

Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina BCG é obrigatória no Brasil para recém-nascidos desde 1976. Porém, ainda conforme a SES, pode ser tomada até os quatro anos de idade. O imunizante protege crianças de até cinco anos de idade das formas mais graves da tuberculose.




Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br