Naviraí já notificou mais de mil casos suspeitos de dengue

Postada por: Jr Lopes | Data 12/04/2010 | Imprimir
Para combater o mosquito transmissor da dengue, veneno está sendo aplicado em todos os bairros (Foto: Jr Lopes)


A exemplo do que ocorre na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul, em Naviraí os números de casos de dengue que são notificados pela Gerência Municipal de Saúde vem aumentando dia a dia.
Até a tarde da última quinta-feira, 8 de abril, os números apontavam que as notificações de casos de dengue chegaram à casa dos 1037 casos notificados.


Os exames realizados até o momento, dão conta de que 237 casos suspeitos foram confirmados e outros 181 deram negativos. O restante, um total de 619 pacientes, aguardam os resultados dos exames laboratoriais.


A Gerência Municipal de Saúde, através do Núcleo de Controle de Vetores, tem intensificado as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue nos bairros de Naviraí, com aplicação do veneno através dos carros de fumacê e da utilização de bombas costais. O veneno que é aplicado com a utilização de bombas costais são importantes, pois chegam nos locais onde os carros de fumacê não conseguem entrar, como os fundos de quintas e fossas, por exemplo.


Os casos de dengue em Naviraí já são tratados como epidemia, pois o número de notificações somente no primeiro trimestre de 2010 já supera o ano inteiro de 2009. Enquanto este ano mais de mil casos foram notificados, nos 12 meses do ano passado apenas 117 foram notificados e destes, 13 foram confirmados.


A Gerência Municipal de Saúde alerta para os cuidados que cada morador deve ter com os quintais, não deixando que lixo seja acumulado e retirando objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, que é o principal vetor de transmissão do vírus causador da Dengue.


Os locais com maior incidência de casos de dengue em Naviraí, estão sendo registrados na região do Bairro Varjão, especificamente nas avenidas Pantanal e Nova Andradina, além das ruas Vitória, Daniel Gregório, Rui Barbosa e Mathias de Albuquerque. Todavia, casos foram notificados em todos os bairros do município, inclusive na região central.




Fonte: Jr Lopes

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br