Onda de positivos para Covid-19 é fruto do descaso com distanciamento social

Postada por: Jr Lopes | Data 05/06/2020 | Imprimir
Foto: Chico Ribeiro


O Brasil acaba de se tornar o terceiro do mundo em maior número de mortes por Covid-19. Enquanto isso, o sistema que mede a quantidade de pessoas que tem permanecido em casa no País, há dias está abaixo de 50%.  

 

Embora Mato Grosso do Sul continue sendo o menor em número de casos e de mortes entre as unidades da federação, o Estado viu os testes positivos para a Covid-19 dispararem na última semana e o 21° óbito foi confirmado nesta sexta-feira (05/06).

 

Autoridades sanitárias de saúde atribuem o aumento da curva de contágio, ao ritmo de vida normal que os sul-mato-grossenses estão levando. A taxa de distanciamento social mapeada nesta quinta-feira (4.6) foi de 37,3%. A mesma média da primeira semana do mês de junho que registrou 37,4% (segunda), 40,9% (terça) e 38,3% (quarta).  

 

Os indicadores seguem na contramão do cenário considerado ideal por cientistas e autoridades mundiais de saúde que recomendam isolamento de 70% para reduzir o número de infectados e conter a velocidade de contágio da pandemia.

 

A alta movimentação nas ruas e a baixa adesão ao distanciamento social nesta quinta, deixou Campo Grande na 24° colocação no ranking das capitais brasileiras com taxa de 36,4%. As regiões da cidade com menos pessoas em casa foram: Itamaracá (15%), Universitário (21,3%), Taveirópolis (24%), Maria Aparecida Pedrosian (24,1%), Núcleo Industrial (24,4%).

 

Nos municípios o comportamento não está diferente, e a taxa mapeada vai de 28,8% a 57,1%. 

 

Durante o anuncio de 72 novos testes positivos de Covid-19 e mais uma vida perdida para a doença nesta sexta-feira, o secretário de saúde, Geraldo Resende fez mais um apelo para a população. “Nosso isolamento social está horrível e mostra mais uma vez o descompromisso do sul-mato-grossense com o bem maior que é a vida. Mais uma vez pedimos: isolamento social, uso de máscaras e regras de higiene, que são até o presente momento os únicos remédios que nós temos para combater esse vírus”.

 

Com os dados atualizados no boletim epidemiológico o Estado passa a contabilizar 1.997 casos confirmados de Covid-19 e 21 vidas perdidas pela doença.




Fonte: Subsecretaria de Comunicação de MS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br