Copasul completa 50 dias de implantação de medidas contra o coronavírus
A Copasul completa 50 dias de atuação contra a pandemia do coronavírus. A campanha CoronaZero Copasul, visa evitar ao máximo a contaminação de colaboradores, cooperados e da população das localidades onde a Copasul está inserida, através da disseminação de informações e recomendações.
Com medidas tomadas para evitar aglomerações e contato social entre colaboradores e cooperados, a cooperativa busca, através da informação, conseguir a conscientização de todos na importância de respeitar as recomendações da Organização Mundial da Saúde na tentativa de achatar a curva de casos do novo coronavírus, evitando ao máximo um colapso no sistema de saúde.
Com 19 unidades e presença em 10 municípios de Mato Grosso do Sul, a Copasul tomou as primeiras medidas ainda na primeira quinzena de março. O primeiro desafio foi manter atividades essenciais da agricultura, como o recebimento de grãos e a assistência à produção dos associados, e as das ind respeitando as medidas contra o coronavírus. “O agro move o Brasil e, neste momento de crise, temos visto que a agricultura segue segurando as pontas na medida do possível. Sabemos desta importância e temos a consciência dos cuidados”, disse o diretor-presidente da cooperativa, Gervasio Kamitani.
A primeira medida, foi a suspensão das viagens a Estados vizinhos ao Mato Grosso do Sul que tiveram registro de casos da doença. Depois, as viagens entre as unidades da Copasul, intermunicipais, passaram a ser realizadas apenas em casos de urgência e reuniões, inclusive dentro das unidades, tiveram a recomendação para ocorrerem por videoconferência, evitando aglomerações.
Nas unidades, ocorreu um ‘reforço’ com álcool em gel para os departamentos (item que já existia em todas as repartições) e para evitar a disseminação do vírus, o atendimento ao público foi restringido. Cooperados, parceiros comerciais e terceiros receberam comunicados para evitar aglomerações nas unidades.
Mais uma semana se passou e os motoristas que prestam serviços de transporte de grãos receberam um impresso com recomendações para evitar contágio, entre elas, o uso do álcool em gel.
Uso de máscara
Uma semana antes das determinações por todo o Estado para o uso obrigatório de máscara, a Copasul já havia solicitado duas unidades de máscara de pano para cada colaborador e realizou a entrega junto com as recomendações para o uso correto.
No relógio de ponto, foi feita a marcação no chão para o distanciamento social correto. Juntamente com estas medidas, os colaboradores receberam a recomendação de evitar viagens particulares para localidades com incidência do vírus.
“Não podemos dizer que com isso ninguém nunca vai ser infectado. No entanto, quanto mais pudermos evitar o contágio, teremos já vencido uma boa parte desta guerra”, disse Gervasio.
Fonte: Assessoria
www.naviraidiario.com.br