Adiamento da Olimpíada bagunça calendário esportivo de 2021

Postada por: Jr Lopes | Data 24/03/2020 | Imprimir
Painel ilustra adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021 (Foto: Reuters)


A decisão de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 por um ano irá atrapalhar ainda mais o calendário esportivo mundial, que já tinha sido arruinado pela pandemia de coronavírus, criando um cronograma bastante movimentado no próximo ano.

 

Após semanas de especulações e críticas pela demora em anunciar o adiamento, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach, concordaram que o evento será realizado até o verão de 2021 no Hemisfério Norte, que começa em junho.

 

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2021, entre 16 de julho e 1 de agosto em Fukuoka, no sul do Japão, parece ser a primeira vítima dessa medida.

 

"Vamos agora trabalhar em estreita colaboração com o comitê organizador do Campeonato Mundial da Fina de 2021 em Fukuoka, com a Federação Japonesa de Natação e com as autoridades públicas japonesas, a fim de determinar a flexibilidade em torno das datas da competição", disse a Fina, órgão que comanda a natação mundial.

 

O Campeonato Mundial de Atletismo de 2021 também deverá ser adiado depois que os organizadores disseram que mudariam o evento para acomodar a Olimpíada remarcada. O campeonato estava marcado para ocorrer no Estado norte-americano do Oregon, de 6 a 15 de agosto.

 

Antes do anúncio dos Jogos, dois grandes eventos de futebol este ano já haviam sido transferidos para o próximo ano - na semana passada Eurocopa e Copa América foram adiadas em um ano.

 

Ambas as decisões levaram ao adiamento indefinido do Mundial de Clubes, enquanto o Campeonato Europeu Feminino de 2021 na Inglaterra também será transferido para uma data ainda não confirmada, uma vez que entra em conflito com o torneio masculino remarcado.

 

Outros eventos de 2021 com atletas vinculados às Olimpíadas que serão afetados pelo adiamento dos Jogos de Tóquio incluem o mundial de boxe em Nova Délhi, o campeonato das nações EuroHockey na Holanda em agosto e o campeonato europeu de basquete em setembro.

 

O primeiro adiamento na história moderna dos 124 anos dos Jogos Olímpicos também pode ter um efeito nas competições em que não haverá conflito de agendas para os atletas.

 

Jogadores de rúgbi masculino e feminino também serão atingidos pelo adiamento dos Jogos, já que alguns podem participar do rúgbi sevens em Tóquio. A Copa do Mundo de rúgbi feminina começa na Nova Zelândia em 18 de setembro.




Fonte: Terra

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br