Inscrições para cursos técnicos integrados do IFMS terminam nesta quarta-feira

Postada por: Jr Lopes | Data 05/11/2019 | Imprimir


Termina nesta quarta-feira, 6, o período de inscrições no Exame de Seleção 2020, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O prazo também vale para que os candidatos solicitem, se necessário, atendimento diferenciado no dia da prova.

 

No curso técnico integrado, o estudante faz o ensino médio regular e as disciplinas da formação técnica ao mesmo tempo. O diploma possibilita tanto o ingresso na universidade como no mundo do trabalho.

 

São ofertadas 1.440 vagas em 11 opções de cursos nos dez municípios onde o IFMS tem campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

 

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Metalurgia. Para saber mais sobre as opções acesse a página dos Cursos Técnicos Integrados.

 

Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O número deve ser informado na inscrição.

 

Também é fundamental que o candidato leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

 

Inscrições - Os interessados devem se inscrever na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. 

 

A inscrição só é confirmada após o pagamento do boleto no valor de R$ 25,00 (Guia de Recolhimento da União - GRU), que deve ser gerado na Central de Seleção do IFMS durante o processo de inscrição online.

 

O boleto pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil até quinta-feira, 7. Em caso de agendamento do pagamento, em caixa eletrônico ou aplicativo bancário, é necessário que a data não seja posterior ao vencimento.

 

Ao pagar a GRU (boleto) é preciso informar o CPF do candidato no Exame de Seleção 2020, não o do pai ou o da mãe. A inscrição só é homologada se o boleto tiver o número do CPF do candidato à vaga.

 

Ainda tem dúvidas sobre como se inscrever? Confira o passo a passo no vídeo.

 

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deve ser informada no ato da inscrição.

 

Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

 

Atendimento diferenciado - Esta quarta-feira, 6, também é o último dia para solicitar atendimento diferenciado no dia da prova do Exame de Seleção 2020.

 

A solicitação pode ser feita por candidatos com necessidades especiais/específicas, gestantes, lactantes, acidentados, pessoas com moléstias contagiosas e outros casos que necessitem de atendimento diferenciado.

 

O candidato deve informar, no ato da inscrição, qual o recurso necessário, anexando a cópia digital legível do laudo ou atestado médico, em campo específico na Central de Seleção do IFMS.

 

Caso o candidato precise de tempo adicional para a realização da prova, o laudo emitido por especialista na área da deficiência deverá trazer de forma clara e explícita a justificativa dessa necessidade. 

 

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. 

 

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

 

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

 

Na página do Exame de Seleção 2020 estão disponíveis mais informações sobre os cursos ofertados e as provas anteriores do processo seletivo.

 

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é processoseletivo@ifms.edu.br.




Fonte: Ascom/IFMS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br