Vigilância Sanitária de Naviraí fará castração de gatos neste mês de novembro

Postada por: Jr Lopes | Data 05/11/2019 | Imprimir
Foto: Divulgação


Durante o mês de novembro será realizado a campanha de castração de gatos de forma continuada em Naviraí para dar suporte também para aquelas pessoas que muitas das vezes não tem condições de pagar pela castração.

 

Essa ação vem a pedido para coibir o crescimento da população de gatos que se alastra pela cidade e muitos desses animais são abandonados na rua e vão aumentando de forma rápida. Há um esforço por parte da Prefeitura de Naviraí para ser feito um canil municipal para poder acolher os animais abandonados e que posteriormente possa ser achado um lar para os mesmos.

 

O Dr. José Mário, chefe de Núcleo de Vigilância Sanitária, explicou que como Naviraí não tem um Centro de Controle de Zoonose (CCZ) a Vigilância Sanitária está incumbida de dar este suporte para fazer esta castração continuada em gatos machos para se manter corriqueiramente isso será em parcerias com algumas clínicas veterinárias que se dispuseram a participar.

 

“Deixo aqui o leque aberto se mais alguma clínica quiser participar de forma voluntária só nos procurar que será fornecido o material pela prefeitura e por alguns colaboradores. De início temos a intenção de castrar 100 gatos machos, uma dúvida que sempre nos pergunta por que castrar o macho, por que quando isso é feito diminui o aumento da população na procriação pois quando castra a fêmea da sua casa a do vizinho vai ovular mais vezes e dar crias maiores e, a medida estratégica para diminuição da população é mediante a castração dos machos”, enfatizou José Mário.

 

Para fazer a castração basta procurar a vigilância fazer o cadastro com dados pessoais, endereço e telefone e, assim que a clínica estiver disponível, a pessoa será avisada e para levar seu animal para ser castrado.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br