Sanesul promove treinamento para funcionários sobre governança pública
Diretores da Empresa de Saneamento de MS (Sanesul), membros do Conselho de Administração, funcionários do departamento jurídico e de licitação, e demais gerentes de setores estratégicos da empresa, começaram uma jornada de conhecimento. Eles participam de um curso sobre governança pública para empresas estatais, a fim de aprimorar os processos de contratação e maximizar os resultados. O segundo módulo foi finalizado, cujo tema foi integridade, ética e compliance, com Claudio Sarian, dirigente do TCU por 18 anos. Serão quatro módulos no total.
O curso inclui também as novidades trazidas pela Lei 13.303/2016, também chamada de Lei das Estatais, ou Estatuto das Empresas Estatais, que foi promulgada em 2016. A nova lei regulamentou diversos aspectos relacionados às empresas públicas e sociedades de economia mista no âmbito da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
A capacitação é técnica e gerencial, para os servidores e empregados das empresas estatais que atuam ou pretendem aprimorar seus conhecimentos a respeito de governança, gestão por resultados na Administração Pública, e sobre inovações trazidas pelo legislador para as contratações no âmbito das referidas entidades.
“As empresas estatais também estão sendo provocadas a aprimorar a sua eficiência organizacional e a Sanesul teve uma excelente iniciativa, pois há muitas mudanças ocorrendo no cenário público. O curso não é somente sobre a Lei das Estatais, mas sobre como administrar de forma positiva para atingir bons resultados, porque as estatais também precisam dar bons resultados. Serão abordados vários assuntos na área administrativa, mas também falaremos sobre ética, responsabilidade e integridade. Por fim, é um debate sobre gestão de risco, o processo de organizar e planejar recursos humanos e materiais de uma empresa de forma a reduzir ao mínimo possível os impactos dos riscos na organização”, afirmou Rafael Jardim Cavalcante, atual Secretário de Controle do Sistema Financeiro Nacional, que ministrou o primeiro módulo sobre ética.
O curso é da Editora Fórum, empresa com experiência e conhecimento Jurídico, e comandado por um time de profissionais especializados e atuantes no cenário nacional: Rafael Jardim Cavalcante, Advogado e Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Controle do Sistema Financeiro Nacional e ex-Secretário de Combate à corrupção do TCU; Claudio Sarian, Engenheiro e Advogado, Palestrante e Autor de livros na área de licitações e de governança pública, e Dirigente do TCU por 18 anos; e Ismar Barbosa, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Auditor Federal de Controle Externo há 20 anos.
Entre os temas provocados para serem debatidos, estão a Gestão e governança pública; Ética e compliance; Controles internos; Gestão de riscos, Auditoria interna; Licitações e contratos no âmbito das empresas estatais.
“A Sanesul está oportunizando essa capacitação, que o Conselho Diretor entendeu que era necessário, para poder avançar na nossa gestão interna de processos e na nossa organização de trabalho.
Depois de conversar, nós chegamos à conclusão que seria melhor trazer para Campo Grande um formato de curso que pudéssemos aproveitar melhor. Em razão das inúmeras mudanças que a legislação trouxe nos últimos tempos, nós precisávamos oferecer aos gestores uma oportunidade de adquirir conhecimento especializado, e o ideal foi formar essa turma com os interessados em entender esse cenário, a fim de aprimorar os nossos serviços. Nós temos certeza que será muito bem aproveitado, pois se trata de uma oportunidade de estar com profissionais qualificados, que estão ligados no dia a dia dos acontecimentos do nosso país e trabalhando em setores importantes e estratégicos nacionalmente. A empresa sempre investe em treinamento, desde os funcionários que estão na linha de frente no atendimento ao cliente, e agora chegou a vez dos nosso pessoal da gestão administrativa”, comentou o diretor-presidente da Sanesul Walter Carneiro.
A ideia é inicialmente abordar as teorias e conceitos, e no segundo momento provocar a turma para debater, levantar as carências da realidade da empresa Sanesul, identificar as falhas e os problemas e achar as melhores soluções e mudanças necessárias. Os dois últimos módulos acontecem em outubro e novembro, cujos temas abordam gestão de risco, auditorias, licitações e contratos das estatais.
Fonte: ACOM/SANESUL
www.naviraidiario.com.br