Fronteira terá controle integrado de sanidade animal e vegetal

Postada por: Jr Lopes | Data 09/07/2019 | Imprimir
Foto: Chico Ribeiro


Em Assunção, no Paraguai, o governador Reinaldo Azambuja e a ministra Tereza Cristina Correa da Costa Dias (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) discutiram nesta terça-feira (09/07) com as autoridades daquele país a aproximação de protocolos nas áreas animal e vegetal para garantir a sanidade, melhorar as condições de competitividade e permitir o acesso a novos mercados.

 

“Estamos muito felizes com essa aproximação de Brasil e Paraguai para cada vez sermos mais competitivos. Fechamos um acordo para fortalecer o controle sanitário na fronteira e, assim, atingirmos novos mercados”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

 

O secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) explicou que o acordo irá ao encontro do projeto de Mato Grosso do Sul de conquistar o status de área livre de aftosa sem vacinação em 2021.

 

“É fundamental termos um controle adequado de fronteiras. Foi acertado, primeiro, uma transferência de informações de produtores brasileiros e paraguaios, um controle dessas propriedades integradas, principalmente na zona de fronteira, 15 quilômetros para cada um dos lados. Se estabeleceu também um cronograma de ações para que se tenha sanidade animal e um controle dessas fronteiras, integrado”, disse.

 

Na área vegetal, foi estabelecido que o Paraguai terá um calendário para ter vazio sanitário contra a ferrugem asiática. Verruck explicou que até o mês de agosto deverá ser assinado um memorando de acordo em relação a sanidade vegetal.

 

O porta-voz do Paraguai foi o ministro da Agricultura naquele país, Denis Lichi. Participam da comitiva sul-mato-grossense: o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; vice-governador Murilo Zauith; e os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck e Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública).




Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br