Presidente da ALMS lança campanha com governo e TJMS para combate ao feminicídio

Postada por: Jr Lopes | Data 28/05/2019 | Imprimir
Deputado Paulo Corrêa e governador Reinaldo Azambuja pretendem unir forças para o combate ao feminicídio (Foto: Edilene Borges/ALMS)


Na manhã de segunda-feira (27/05) o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), participou do lançamento da campanha de combate ao feminicídio 2019 com o tema “Não é possível que você não esteja ouvindo”. A iniciativa é fruto de uma parceria da ALMS com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e com o Governo do Estado.

 

Além de Paulo Corrêa, estavam presentes no evento os deputados Cabo Almi (PT), Coronel David (PSL), Professor Rinaldo (PSDB) e Herculano Borges (Solidariedade), além do coordenador da Escola do Legislativo, Ben-Hur Ferreira. A campanha visa proporcionar efetividade à Lei Estadual nº 5.202 de 2018, que instituiu a primeira semana de junho como a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio” e o dia 1º de junho como o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”.

 

Para o presidente da Casa de Leis, é importante a união de forças para o combate ao feminicídio. “Nós, enquanto Legislativo, estamos fazendo a nossa parte. E vemos que o Executivo e o Judiciário também estão alinhados, completando essa grande força-tarefa. Com certeza, com as ações conjuntas, teremos um excelente resultado”, afirmou o deputado.

 

Subsecretária especial da cidadania, Luciana Azambuja disse que o problema da violência doméstica precisa ser combatido em todo o país. “Essa não é uma situação isolada de Mato Grosso do Sul. Aqui nós temos investigação célere, o que permite identificar e punir os responsáveis. Temos equipamentos que acolhem com dignidade as vítimas. Mas o feminicídio cresceu e estamos trabalhando juntos por ações educativas. Inclusive, agradecemos a parceria da Assembleia Legislativa, com os programas e apoio a essa questão”, destacou.

 

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que a campanha colabora com o “despertar” da sociedade para a questão. “Precisamos quebrar a cultura machista. A história de que ‘briga de marido e mulher não se mete a colher’ já não cabe mais. É preciso acolher e ajudar as vítimas”, disse o governador.

 

Termo de cessão de veículo

Na ocasião, deputados e demais autoridades assinaram um termo de cessão de veículo a ser utilizado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande. O presidente executivo da empresa VSK Tactical, Marcellus Ferreira Pinto, afirmou que a ideia surgiu de uma conversa com um dos deputados da ALMS. A VSK é uma empresa americana que fornece equipamentos, armas, munições e treinamento na área de segurança,

 

Conforme o discurso do presidente da VSK, durante almoço informal, quando visitou a Capital,ele conheceu o deputado Herculano Borges. O parlamentar comentou sobre as prioridades do estado. Em seguida, marcaram reunião com o governador Reinaldo. A conversa resultou no empréstimo do veículo Jeep pela empresa VSK Tactical para o estado de Mato Grosso do Sul testar o uso do carro nas ações da DEAM. No entanto, durante o discurso no evento de hoje, Marcelluis confirmou que não será feito apenas o empréstimo, mas também a doação definitiva do carro ao Estado.




Fonte: Agência ALMS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br