Atirador deixa morto e vários feridos em estação na Holanda

Postada por: Jr Lopes | Data 18/03/2019 | Imprimir


Várias pessoas ficaram feridas e outra morreu nesta segunda-feira quando pelo menos um homem abriu fogo em Utrecht , na Holanda . O ataque aconteceu por volta das 10h45 do horário local (06h45 de Brasília) na linha de uma estação de bonde dos arredores da cidade. Autoridades afirmaram que o ataque "pode ter tido motivações terroristas " e que o responsável está à solta.

 

Não está claro se o suspeito agiu sozinho, enquanto a polícia afirmou, sem oferecer mais detalhes, que houve disparos em diferentes locais de Utrecht.

 

A morte de uma vítima foi confirmada pela agência ANP. A polícia busca o homem apontado como suspeito e, de acordo com a emissora NOS, cercou um edifício próximo onde acredita-se que ele estaria escondido.

 

— Vários tiros foram disparados em um bonde, e várias pessoas ficaram feridas. Helicópteros estão no local e nenhuma prisão foi realizada —  disse o porta-voz da polícia, Joost Lanshage.

 

Um cordão de isolamento foi montado na Praça 24 de Outubro,  onde fica a estação. Serviços de emergência estão no local, incluindo membros da unidade antiterror.

 

A emissora local RTV Utrecht citou uma testemunha que disse ter visto uma mulher caída no chão em meio a algum tipo de confronto. Vários homens fugiram do local, segundo ela.

 

Alerta máximo

O governo ordenou que as escolas mantenham suas portas fechadas. A segurança foi reforçada na sede do governo holandês, em Haia; em aeroportos; e em outros prédios importantes. O nível de alerta terrorista foi elevado ao máximo na província de Utrecht.

 

A polícia pede que a população mantenha distância da área do ataque para facilitar a passagem de socorristas. Utrecht, a quarta maior cidada da Holanda, fica a 35 quilômetros de Amsterdã e a 55 quilômetros de Haia.

 

O premier da Holanda, Mark Rutte, informou que um gabinete de crise foi montado para lidar com o caso. Ele expressou "profunda preocupação" em relação ao ataque.

 

Assim como o resto da Holanda, são raros episódios de violência armada em Utrecht. Enquanto atentados aconteceram em alguns dos seus vizinhos, o país se manteve livre do terrorismo nos últimos anos. Mas teve alguns sustos nos últimos anos.

 

Em agosto, um afegão de 19 anos residente da Alemanha feriu a facadas dois turistas americanos na Estação Central de Amsterdã, antes de também acabar ferido.

 

No mês seguinte, sete pessoas foram presas em duas cidades depois que autoridades evitaram um "importante ataque" contra civis. Grande quantidade de materiais para fabricar bombas foi apreendido, disse a polícia.

 

Além disso, em junho passado duas pessoas foram presas quando supostamente estavam prestes a cometer atentados contra uma icônica ponte da Holanda e em outra localidade da França, de acordo com fontes judiciais. Os dois homens presos tinham 22 e 28 anos e eram de origem marroquina.




Fonte: O Globo

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br