Naviraí: Cartilha busca regularizar fluxo de atendimento da saúde

Postada por: Jr Lopes | Data 23/03/2010 | Imprimir
Agente de Saúde repassando informação a usuário (Foto: José Hélio)


A Gerência de Saúda da Prefeitura de Naviraí continua o trabalho objetivando prestar o melhor atendimento ao usuário de saúde no município. Uma das medidas tomadas foi à implantação da cartilha “Bata na porta certa”, que desde a semana passada começou a ser entregue, com intuito de melhorar o fluxo de atendimento da rede de saúde.


Quem já recebeu a orientação, aprovou a iniciativa. Eunice Oliveira, moradora do bairro Eucalipto diz que a cartilha tem ajudado na hora de procurar atendimento médico. “Muitas vezes quando precisava de uma informação ou atendimento ia ao lugar errado, agora que tenho a cartilha, já sei qual o lugar que devo procurar em caso de necessidade”, diz.


Renata Sena Ervatini, responsável pelo trabalho na Gensau aponta que no momento a meta é orientar o maior número possível de pessoas. A idéia, segundo ela é fazer com que a informação circule e não o paciente. No entanto “para que isso aconteça, precisamos primeiramente orientar a população quanto ao uso correto da rede de saúde municipal”, esclarece.


Os principais aliados da Gerência de saúde são os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), também os primeiros a serem capacitados sobre a maneira adequada para orientar à população. “Os agentes de saúde nas visitas regulares que fazem as famílias de sua área de abrangência orientam a população sobre a cartilha e sobre como proceder para receber o atendimento apropriado”, conta Renata.


A Gerente de Saúde, Sônia Kamitani, é das mais otimistas em relação ao desenvolvimento do projeto. “Todo esse trabalho confirma o desejo da administração em oferecer à população um atendimento mais humano, e que esteja ligada a saúde, o bem estar e principalmente a qualidade de vida de todos nós”, analisa a secretária


Para ela o mais importante é que “o usuário saiba qual unidade de saúde ele deve procurar, para garantir a agilidade e satisfação do serviço prestado”. A cartilha “Bata na porta certa” encontra-se a disposição da população na sede da gerência de saúde e também nas Unidades Básicas de Saúde do município.




Fonte: Da redação

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br