Naviraí não terá urna biométrica nas eleições 2018

Postada por: Jr Lopes | Data 28/08/2018 | Imprimir
Juiz Eleitoral, Paulo Roberto Cavassa de Ameida, explica que nas eleições de 07 de outubro Naviraí ainda não terá biometria (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Nas eleições de 07 de outubro em Naviraí, quando serão eleitos Deputados, Senadores, Governador e Presidente da República, ainda não será utilizadas as urnas biométricas. A confirmação é do Juiz da 2ª Zona Eleitoral, Paulo Roberto Cavassa de Ameida.

 

– A eleição será convencional e mesmo quem ainda não fez o cadastro biométrico poderá votar normalmente – esclarece o magistrado.

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), um total de 36.133 eleitores estão aptos a votar nas eleições deste ano em Naviraí. O cadastramento biométrico foi realizado no período de 15 de fevereiro de 2017 e 09 de maio de 2018, quando 10.659 eleitores compareceram ao Cartório Eleitoral para cadastrar suas impressões digitais. O cadastramento biométrico em Naviraí retornará no dia 05 de novembro.

 

Juiz Eleitoral explicou que por determinação do TRE-MS, apenas as cidades onde o cadastramento biométrico atingiu 100% dos eleitores serão utilizadas as urnas com biometria.

 

- No dia da eleição todos os eleitores devem comparecer aos locais de votação portanto o título eleitoral e um documento com foto. Mesmo tendo havido o cadastramento pela forma biométrica, nesta eleição a biometria não será adotada em Naviraí. Mesmo quem fez a biometria no dia da eleição é obrigatório que esteja portando o título de eleitor e um documento com foto, pois do contrário não conseguirá votar – alerta o Juiz da 2ª Zona Eleitoral, Paulo Roberto Cavassa de Ameida.

 

Por se tratar de uma eleição com vários candidatos a serem votados, o Juiz Eleitoral diz que será importante que o eleitor leve anotado os números de seis candidatos que irão votar.

 

- O eleitor deve ficar atento para a sequência dos cargos a serem escolhidos os candidatos no momento em que estiver de frente para a urna eletrônica. São seis cargos e na seguinte sequência: 1º vota para Deputado Federal, 2º Deputado Estadual, 3º Primeiro Senador, 4º Segundo Senador, 5º Governador e 6º Presidente da República. Então, para que não haja nenhum contratempo é importante que o eleitor tenha anotado os números dos candidatos que ele irá votar– explica o Juiz Eleitoral.

 

MAIS TRÊS LOCAIS DE VOTAÇÃO

Para as eleições de 2018, em Naviraí, houve um acréscimo de três novos locais de votação: Centro Integrado Sesi/Senai (localizado na Rua Ceará, nº 135, onde 391 eleitores estão cadastrados para votar), Escola Estadual Antônio Fernandes (Rua Laurentino Pires de Arruda, 430, no Jardim Progresso, em que 418 eleitores estão aptos a votar) e a Creche Irmã Evanete dos Santos (localizada na Rua Higino Gomes Duarte, 976, em que 353 eleitores estarão votando).

 

Os 36.133 eleitores de Naviraí irão votar em 17 locais e 124 seções. Os cinco maiores colégios eleitorais do município são a Escola Presidente Médici (com 4.330 eleitores cadastrados), a Finav – Universidade Brasil (4.104 eleitores), Escola Eurico Gaspar Dutra (4.094 eleitores), Escola Maria de Lourdes Aquino Sotana (3.995 eleitores) e a Escola Juracy Alves Cardoso (3.650 eleitores).

 

Os dois locais com menor número de eleitores ficam na Escola do Porto Caiuá (126 eleitores aptos) e na Escola do Assentamento Juncal, onde há 205 eleitores cadastrados e aptos a votar.




Fonte: Folha de Naviraí

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br