Evento de Montain Bike comemora os 15 anos da ARANAV

Postada por: Jr Lopes | Data 03/08/2018 | Imprimir
Ciclistas conhecem a Central de Recebimento de Embalagens Vazias da ARANAV (Foto: Ariane Silva/Tanamidianavirai)


A Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí (ARANAV), está completando 15 anos de atuação em prol do meio ambiente. Fundada em 18 de julho de 2003, a entidade que atualmente conta com 23 associados, foi criada para gerenciar a Central de Recebimento de Embalagens Vazias, construída em agosto de 2004 na Estrada da Balsinha Km 04.

 

Para lembrar os 15 anos de atividade da ARANAV, no último domingo (29/07) foi realizado um evento de MTB (Montain Bike) que reuniu mais de 80 ciclistas que são membros dos grupos MTB Pedal da Amizade de Naviraí, Pedal da Copasul, Amigos do Pedal e Associação Navibikers.

 

O trajeto traçado e percorrido pelos ciclistas foi de 47 quilômetros. A saída foi em frente ao estádio Virotão, passando pela Central de Recebimento de Embalagens Vazias e percorrendo várias propriedades rurais e sendo concluído no Rancho Porteira Velha (no prolongamento da Avenida Weimar Torres) onde houve sorteio de vários brindes entres os participantes. O evento foi encerrado com um almoço, servido aos ciclistas no Rancho Porteira Velha.

 

Para o gestor da unidade de recebimento de embalagens vazias da ARANAV, Wanderson Carlos França que também participou como ciclista do passeio, o evento superou as expectativas pois chamou a atenção dos ciclistas por se tratar de uma entidade que há 15 anos presta serviços ao meio ambiente de Naviraí e da região.

 

– O ciclismo traz muitos benefícios à saúde de seus praticantes sendo uma atitude saudável que ajuda o meio ambiente, como a ARANAV tem procurado fazer nestes 15 anos de atuação – disse o gestor da Central de Recebimento de Embalagens Vazias, afirmando que esta ação conjunta com os ciclistas deve ser repetida em breve.

 

SOBRE A ARANAV

A Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí, por intermédio de seus associados, foi projetada inicialmente para receber até 100 toneladas ano de embalagens vazias. Com o passar dos anos houve a necessidade de ampliação da Central de Recebimento de Embalagens Vazias, que além de Naviraí atende aos municípios de Itaquiraí, Eldorado, Sete Quedas, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Angélica, Jateí, Deodápolis, Taquarussu, Nova Andradina, Batayporã e Anaurilândia.

 

Em 15 anos a ARANAV retirou 2.925 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, ação que contribui para um meio ambiente mais limpo e sendo auto sustentável como uma associação.

 

A conscientização dos agricultores e a ampliação da área de atuação da Central de Naviraí, são fatores que contribuem para o aumento na devolução das embalagens vazias. Somente nos primeiros seis meses de 2018, foram recolhidos 2.340 quilos de embalagens de agrotóxicos em Naviraí e nos municípios atendidos pela ARANAV. Todo o material recolhido é enviado para unidades recicladoras em Cuiabá-MT e São Paulo, para que haja a destinação correta do lixo tóxico, retornando em forma de 17 produtos reciclados.

 

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

Desde 2005 a Central de Recebimento de Embalagens Vazias também promove o Dia Nacional do Campo Limpo, quando a Central abre suas portas para receber alunos das escolas rurais, municipais e estaduais, agricultores e comunidade em geral, para constatarem de perto de que forma é recebida e feita a destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos.

 

Em Naviraí, as ações do Dia Nacional do Campo Limpo neste ano ocorrerão no dia 17 de agosto.




Fonte: Folha de Naviraí

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br