Coreias se comprometem a agir para conseguir paz permanente

Postada por: Jr Lopes | Data 27/04/2018 | Imprimir
O líder norte-coreano Kim Jong-un cumprimenta o presidente sul-coreano Moon Jae-in na fronteira entre os dois países (Foto: Reuters TV)


As duas Coreias se comprometeram, nesta sexta-feira (27/04), a cooperar para estabelecer uma "paz permanente" na península e abrir conversas com os Estados Unidos, com o objetivo de assinar um tratado de paz definitivo que substitua as hostilidades entre Pyongyang e Seul.

 

"O Norte e o Sul vão cooperar ativamente para estabelecer um sistema de paz permanente e estável na Península Coreana", diz a declaração conjunta assinada pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, ao final da histórica cúpula realizada hoje na fronteira militarizada.

 

Kim Jong-un afirmou que se esforçará para cumprir "o que está escrito na declaração" conjunta, onde os dois países concordaram em buscar a desnuclearização.

 

"Moon e eu nos esforçaremos para conseguir a paz na península e para cumprir o escrito na declaração", disse Kim, que não mencionou, no entanto, o termo "desnuclearização" ou o programa norte-coreano de armas atômicas em seu discurso no fim do encontro.

 

O presidente sul-coreano anunciou uma visita a Pyongyang, a capital norte-coreana, no próximo outono, para manter a fase de aproximação aberta entre os dois países, tecnicamente ainda em guerra.

 

A declaração conjunta informa que "o presidente Moon Jae-in decidiu visitar Pyongyang neste outono", o que o transformaria no terceiro presidente do Sul a visitar a capital norte-coreana após Kim Dae-jung e Roh Moo-hyun em 2000 e 2007, respectivamente.




Fonte: Agência EFE

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br