JBS demite mais de 680 funcionários no interior do MS

Postada por: Jr Lopes | Data 27/03/2018 | Imprimir
Frigorífico da JBS em Cassilândia tinha capacidade para abater 2 milhões de cabeças por ano (Foto: Divulgação)


Os 684 funcionários de um frigorífico da JBS no interio de Mato Grosso do Sul já foram demitidos e aguardam, agora, o acerto das contas e a homologação das rescisões. A planta da JBS que foi fechada e todos os funcionários demitidos fica na cidade de Cassilândia-MS. De acordo com Lucio Clei Souza Rezende, presidente do Sindicato de Trabalhadores de Frigoríficos, a JBS informou que o dinheiro referente aos encargos trabalhistas serão depositados nas contas dos funcionários nesta sexta-feira (30/03), e a homologação será realizada na segunda-feira (02/04). 

 

A planta encerrou as operações, oficialmente, no dia 19 de março. O motivo do fechamento seriam multas no valor de R$ 5 milhões, pagas trimestralmente, referentes a irregularidades apontadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

 

O frigorífico tinha capacidade para abater 500 cabeças por dia e 2 milhões por ano. Era o principal empregador da cidade de 24 mil habitantes. O clima no município é de tristeza, revolta e falta de perspectivas, segundo aponta Clei.

 

“Não são só os trabalhores que estão apreensivos, mas toda a cidade. Era uma folha de pagamento de R$ 2 milhões que agora Cassilândia não receberá mais. O comércio, todos os moradores vão sofrer muito esse impacto”, diz. “Alguns funcionários receberam propostas de transferência, mas têm família aqui, é difícil. Está todo mundo sem expectativa de nada”, lamenta.

 

A esperança da população era de que algum outro grupo assumisse a planta, mas, até agora, não há especulações. “Ninguém ainda procurou o sindicato para falar sobre isso. Nós conversamos com o prefeito (Jair Boni), mas por enquanto ele disse que está tentando resolver o impasse da JBS com o Cade”, conta.

 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Silas Alberto de Souza, o prédio do frigorífico pertence ao município e existe uma possibilidade de que retorne para responsabilidade da administração municipal. Também haveriam empresas interessadas, mas ainda não há nenhuma negociação avançada.

 

OPÇÕES

O frigorífico mais próximo localiza-se em Goiás há 20 quilômetros, porém assim como o Frigorífico Estrela, localizado no estado de São Paulo (240 km), será necessário pagar Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). No lado de Mato Grosso do Sul, existe a Marfrig em Paranaíba (100 km) e Frigosul em Aparecida do Taboado (145 km).




Fonte: Correio do Estado

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br