Dia D de Combate à Dengue em Naviraí será na quarta-feira, dia 06

Postada por: Jr Lopes | Data 04/12/2017 | Imprimir


A Gerência Municipal de Saúde de Naviraí e a Coordenadoria Regional de Saúde convidam as Instituições como a Sociedade Civil, Policia Militar, Bombeiros Militar, Rotary, Lions Clube, Igrejas, Associações de Classes e de Bairros, Conselho Municipal de Saúde e outras, para entrarem nesta luta contra o Aedes Aegypti, criando assim uma abrangência muito grande de conscientização para a necessidade de combate a esse mosquito.

 

Na quarta-feira, 6 de dezembro, às 8 horas, na Praça Prefeito Euclides Fabris, será realizado o “Dia D”, e todas as pessoas da nossa comunidade que se sintam conscientizadas de combater esse mosquito, está convidada para participar desta mobilização.

 

“Realizaremos uma caminhada pela Avenida Weimar Gonçalves Torres, fazendo um trabalho de conscientização junto ao comércio”, informou Edvan dizendo que simultaneamente, uma equipe estará nos postos de saúde e junto às escolas municipais, estaduais e particulares de ensino para conscientização do maior número de pessoas possível sobre esse mal.

 

ALERTA

Em virtude das fortes e constantes chuvas que estão caindo sobre Naviraí, o gerente municipal de Saúde, Edvan Barbosa e Najua Salem, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde fizeram um alerta à população Naviraiense na sexta-feira (01/12) sobre os aparecimentos de casos suspeitos de Dengue, Chicungunha e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. 

 

Explicou o gerente de Saúde que o trabalho feito pela equipe de vetores é constante para evitar a ocorrência de quaisquer tipos de casos de focos e, quando estes ocorrem, são feitos os bloqueios, as notificações e até mesmo a aplicação de infrações. 

 

Disse ainda que não é só em Naviraí que estão sendo registrados esses casos. Eldorado, Mundo e outros municípios também estão em alerta. “Se esses casos estão aparecendo é sinal de que não estamos fazendo corretamente a nossa parte nesse combate, que estamos deixando de lado os cuidados necessários com os vasos de plantas, copos e garrafas descartáveis com água, pneus abandonados ao relento, caixas d´água destampadas que, sem termos esses cuidados, dentro de 2 a 3 dias já teremos ali um foco de mosquito procriando”, destacou.

 

Edvan esclareceu ainda que essas doenças são altamente debilitantes. A Chicungunha por exemplo leva até 2 anos para que a pessoa não tenha mais os sintomas da doença e, para isso, é necessários que os criadores não existam.

 

Najua Salem também alertou para os perigos do mosquito da dengue, dizendo das notificações já existentes em Naviraí e nos municípios do Cone Sul e que devemos estar atentos para este problema. “Devemos nos policiar e policiarmos os nossos vizinhos também. Hoje é apenas um estado de alerta, mas amanhã, se não tomarmos os cuidados necessários, poderá transforma-se numa situação bastante complicada e daí o apelo importante que o Gerente Municipal de Saúde faz para que todas as instituições de Naviraí e a população se unam nesta verdadeira guerra de combate ao nosso inimigo comum: o mosquito Aedes Aegypti”, finalizou.       




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br