Idosa morre vítima de dengue hemorrágica em Dourados

Postada por: Jr Lopes | Data 20/02/2010 | Imprimir


O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados confirmou ontem (19) o primeiro óbito por dengue no município. Trata-se de Anelita Costa da Silva, 74, moradora no Jardim São Pedro, que morreu na tarde do dia 8 de fevereiro depois de ficar internada no Hospital Evangélico de Dourados.


Segundo o site Dourados Informa, ela apresentou, segundo o boletim divulgado há pouco, os primeiros sintomas da doença em 03 de fevereiro como febre, cefaléia, mialgia, artralgia, diarréia e sonolência.


A idosa foi atendida no Hospital Evangélico em 4 de fevereiro pela primeira vez onde permaneceu até a morrer. Segundo a investigação realizada pelo núcleo, a paciente era portadora de diabetes melittus e hipertensão arterial, fazendo uso rotineiro de ácido acetil-salicílico sob prescrição médica.


Foi realizado exame específico para dengue (Mac-Eliza) no laboratório municipal do SAE/CTA, o qual foi reagente para o agravo. Não foi possível realizar isolamento do sorotipo viral, haja vista o período de evolução da doença (cinco dias).


A declaração de óbito, emitida pelo médico assistente da paciente, trás “complicação hemorrágica do dengue” como a causa do óbito. A nota é assinada pelo epidemiologista Roberto Dias de Oliveira.


O último óbito registrado em Dourados foi em 2007 durante a epidemia pelo sorotipo 3 do vírus dengue.




Fonte: Douradosinforma

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br