Palmeiras testa força do elenco para suportar pressão do Santos

Postada por: Jr Lopes | Data 12/07/2016 | Imprimir
Dudu treina para ser titular no Palmeiras nesta terça (Foto: Divulgação)


Líder do Campeonato Brasileiro com 28 pontos, o Palmeiras fecha a 14ª rodada da competição nesta terça-feira, quando recebe o Santos, na arena, às 20h30 (horário de Brasília). Além de toda a rivalidade com a equipe da Baixada, acirrada pelas recentes decisões, o Verdão terá de superar desfalques importantes no time titular e a concorrência dos adversários diretos, que venceram no fim de semana e aumentaram a pressão para o lado palmeirense.

 

Com três cartões amarelos, Cuca não poderá contar com o volante Thiago Santos e os atacantes Róger Guedes e Gabriel Jesus. Por outro lado, Leandro Pereira deve fazer sua reestreia, enquanto os meio-campistas Moisés e Tchê Tchê foram relacionados mesmo ainda estando em recuperação física após lesões. A escalação, porém, só será divulgada momentos antes do início do clássico.

 

Com um planejamento criticado no começo da temporada, o Verdão passou por uma grande reformulação no elenco após as eliminações no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores da América. Agora, chegou a hora de o treinador comprovar com desempenho e resultado a força do plantel palmeirense.

 

– É um jogo que aumenta a confiança de todo o elenco. Dar essa tranquilidade para o Cuca, saber que pode contar com todos. É um teste para mostrar a força do nosso elenco – disse o volante Jean, em entrevista coletiva na Academia de Futebol, na última segunda-feira.

 

Para as vagas abertas no ataque, Cuca pode apostar na manutenção de Erik – ele já havia sido titular contra o Sport na semana passada, na vaga de Dudu – ou dar uma nova chance a Lucas Barrios. Mas, como ainda tem dúvida sobre a participação ou não de Tchê Tchê e Moisés, o treinador deve mudar a disposição tática da equipe.

 

Sem a dupla na frente, o Palmeiras pode ter uma característica menos ofensiva, já que todas as outras opções disponíveis para o setor são mais de marcação: Matheus Sales, Arouca, Gabriel e Rodrigo. Como a intenção do treinador alviverde é tentar controlar a troca de passes do Santos e o forte ritmo, mais mudanças podem ocorrer. Inclusive a não utilização de uma formação com três atacantes ou até a saída de Cleiton Xavier entre os titulares. Tudo para tentar fortalecer o meio e surpreender o Santos, sexto colocado com 22 pontos.

 

Na primeira colocação do Brasileirão desde a 9ª rodada do campeonato, o Palmeiras viu seus principais concorrentes vencerem no fim de semana. No sábado, o vice-líder Corinthians foi venceu a Chapecoense, em Santa Catarina, enquanto o Grêmio, no domingo, superou o Figueirense, em Porto Alegre. Os alvinegros também somam 28 pontos, mas levam desvantagem no saldo de gols (16 a 14), enquanto os gaúchos estão na terceira posição, com 27 pontos.

 

Nas próximas rodadas, o Palmeiras enfrenta o Internacional (em Porto Alegre) e o Atlético-MG (na arena). Na mesma sequência, o Corinthians terá dois jogos em casa (São Paulo e Figueirense) e o Grêmio enfrenta o Sport (no Recife) e o São Paulo (em Porto Alegre).

 

SANTOS

O Santos está quase definido para o clássico contra o Palmeiras. A única dúvida que ainda resta na cabeça de Dorival Júnior é no ataque: Jonathan Copete ou Vitor Bueno? As mudanças, dependendo de quem entrar em campo, não serão apenas no papel.

 

Atacante de origem, o colombiano Copete é mais rápido do que o atual titular do Peixe. O jogador, recém-contratado pelo Alvinegro, costuma jogar na ponta esquerda, mas não tem tanta mobilidade quanto o concorrente, já que não pode trocar de posição com o meia Lucas Lima.

 

Caso Dorival Júnior opte por Copete, o Santos terá mais força nos contra-ataques. Ao lado de Gabriel e Rodrigão, o atacante pode dar mais poder ofensivo à equipe, mas tirar um pouco da criatividade do meio de campo.

 

Com Vitor Bueno, o Peixe é um time mais técnico do que rápido. Como a principal filosofia e aposta de Dorival desde o começo do ano é ter a posse de bola e envolver o adversário, o meia se firmou como titular e, inclusive, tem feito gols - são cinco só no Campeonato Brasileiro. Meia de origem, ele tem atuado como ponta esquerda.

 

 

Vitor Bueno se movimenta bastante e troca de posição com Lucas Lima em vários momentos. O camisa 20, principal armador do Alvinegro, às vezes joga pelo lado esquerdo para tentar confundir a marcação. O meia que disputa posição com Copete também é capaz de surpreender com chutes de longe. 

 

PALMEIRAS X SANTOS

Local: arena do Palmeiras, São Paulo (SP)

Data e horário: terça-feira, 20h30 (horário de Brasília)

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO), auxiliado por Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

 

Palmeiras: Fernando Prass; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales (João Pedro), Arouca e Moisés (Cleiton Xavier); Erik, Dudu e Lucas Barrios.

 

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima e Vitor Bueno; Gabriel e Rodrigão.

 

DESFALQUES E PENDURADOS

 

Palmeiras

Deslfalques: Thiago Santos, Gabriel Jesus e Róger Guedes (suspensos). Pendurados: Zé Roberto, Edu Dracena, Tchê Tchê, Moisés e Matheus Sales.

 

Santos

Desfalques: Ricardo Oliveira (em recuperação física) e Alison (artroscopia no joelho direito). Pendurados: Lucas Lima, Luiz Felipe, Paulinho e Vitor Bueno.




Fonte: Globo Esporte

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br