Morre aos 84 anos Délio, uma das lendas da música de MS

Postada por: Jr Lopes | Data 09/02/2010 | Imprimir
Délio estava com 84 anos e lutava há alguns anos contra o câncer de pulmão (Foto: RádioWebMS)


O cantor e compositor Délio, que ao lado da prima, ex-esposa e cantora, Delinha, formou uma das mais famosas duplas sertanejas sul-mato-grossenses e ajudou a projetar nacionalmente a cultura musical do Estado, morreu no fim da tarde de ontem (8), no Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, em razão de um câncer de pulmão.


José Pompeu, nome verdadeiro do artista, estava com 84 anos e há algum tempo lutava contra a doença. No fim do ano passado, foi homenageado com um show de vários músicos regionais e o valor arrecadado com a bilheteria foi destinado ao seu tratamento contra o câncer.


Nascido em Maracaju, o artista iniciou logo após o casamento com Delinha, na década de 50, a carreira de sucesso da dupla. Inicialmente se apresentavam em festas e programas de auditório e aos poucos, foram conquistando uma grande popularidade em todo o Estado.


A dupla, conhecida como o “Casal de Onças do Mato Grosso” gravou em 1958 o primeiro álbum, de um total de 14 Lps de 78 rotações, 19 long plays, quatro Cds e um DVD, na carreira.


Entre os sucessos imortalizados na voz de Délio & Delinha estão canções como: Malvada, Cidades Irmãs, Prenda Querida, Meu Cigarro, Querendo Você, Louvor a São João, Triste Verde, Coisinha Querida, Goianinha, Estrela do Luar, Mundo de Ilusão, Triste Adeus, Lembrando Mato Grosso, Esperança Perdida e seu maior sucesso, o Sol e a Lua, gravado em 1978, quando já havia ocorrido a separação do casal, mas não da dupla sertaneja.


Segundo João Paulo, filho do casal, o velório de Délio será realizado no Plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande, possivelmente a partir da manhã desta terça-feira, já que a família aguarda a liberação do corpo. O sepultamento ocorrerá no cemitério Jardim da Paz, da Pax Universo, na saída para Sidrolândia. O horário ainda não foi definido.




Fonte: Anderson Viegas

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br