Presidente nacional da OAB dá posse à diretoria de Mato Grosso do Sul

Postada por: Jr Lopes | Data 27/01/2016 | Imprimir
"Tenho certeza que a gestão de Mansour será a melhor que esta seccional terá", afirmou o presidente (Foto: Eugenio Novaes - CFOAB)


Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (25), o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, acompanhado do vice Claudio Lamachia, deram posse à nova diretoria da seccional sul-mato-grossense, encabeçada por Mansour Elias Karmouche.


A cerimônia foi festiva, visto que a posse administrativa ocorreu no início de janeiro. Além de Mansour, foram empossados Gervásio Alves de Oliveira Júnior (vice); Marco Aurélio de Oliveira Rocha (secretário-geral); Vinícius Carneiro Monteiro Paiva (secretário-geral adjunto) e Stheven Ouriveis Razuk (tesoureiro), bem como as diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior de Advocacia (ESA), conselheiros estaduais e federais.


Em seu discurso, Marcus Vinicius Furtado Coêlho destacou o papel institucional da OAB. “Trago o abraço dos 945 mil advogados do Brasil. Tenho certeza que a gestão de Mansour será a melhor que esta seccional terá. Porque é dever de todos os dirigentes de Ordem buscar ser sempre melhores que os antecessores, atingir o maior nível, para que o bom nome e o alto conceito desta entidade sejam mantidos”, declarou, ao entregar a Mansour Elias Karmouche carteira de presidente.


O presidente destacou que duas lutas são frequentes no seio da Ordem: pelo advogado e pelo cidadão. São bandeiras complementares, nunca opostas. Nosso labor se dá no sentido de valorizar advogados, mas ouvir a sociedade. Por isso o nosso único partido é a Constituição da República. Por isso também não aceitamos eventuais arrochos tributários, sucateamento da saúde, educação, segurança pública e outras mazelas frutos de más administrações”, observou.


Ele também lembrou as ações da entidade para declarar a inconstitucionalidade do financiamento de campanhas eleitorais por empresas e, do mesmo modo, da proibição das chamadas doações ocultas. Por fim, conclamou uma luta efetiva pelo combate ao caixa 2 envolvendo campanhas.


A governadora em exercício de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, apontou que o nome de destaque da OAB em âmbito local e nacional contribuiu não somente para um Judiciário mais efetivo, mais para os três poderes de forma geral. “É uma instituição protagonista de grandes causas e a presença de tantas autoridades aqui nesta noite revela isso. Em um momento de tantas crises, uma credibilidade como a da OAB passou a valer ouro”, disse.


Em seguida, falou o empossado. “Somos a história que construímos. Vivemos uma crise nos costumes e principalmente na política. A sociedade exigirá posições consistentes da OAB por sermos farol nebulizador dos temas que invariavelmente levantam polêmicas. Não vamos nos omitir e nem decepcionar, mantendo coerência com nossa ética e nossa história, sem sentenciar ninguém por antecipação. Saberemos diferenciar fatos relevantes de boatos sensacionalistas. Os grandes interesses nacionais passam pela Ordem e é nele que pautaremos ações”, prometeu.


José Armando Amado, presidente eleito para a Caixa de Assistência aos Advogados, também se pronunciou. “Com muita honra assumo a Caixa dos Advogados, instituição tão importante e respeitada em nosso estado. Três premissas básicas nortearão nossa gestão: transparência administrativa e financeira, total sintonia com a Escola Superior da Advocacia e a interiorização das ações da Caixa”, enumerou.   


Também participaram da solenidade o Membro Honorário Vitalício da OAB Nacional Roberto Busato; o presidente do Tribunal de Justiça Estadual, desembargador João Maria Lós; o procurador-geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes; o chefe da procuradoria federal em Mato Grosso do Sul, Emerson Kalif Siqueira; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), Luís Paulo Cotrim; o presidente do TRT-24, desembargador Nery Azambuja; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Divoncir Schreiner Maran; e o superintendente da Polícia Federal, Ricardo Cubas César.



Fonte: OAB-MS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br