Procon de Naviraí prestou mais de 4 mil atendimentos em 2015

Postada por: Jr Lopes | Data 22/01/2016 | Imprimir
Diretora do Procon de Naviraí, Maria Gorete dos Santos, destaca atendimento da equipe para os 98% dos casos solucionados em 2015 (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


A imensa maioria das pessoas que recorreram ao Procon de Naviraí em 2015, em busca de intermediação para a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) junto a fornecedores de serviços e produtos, tiveram os casos solucionados.


Dados, que a Folha de Naviraí teve acesso esta semana, apontam que em 2015 o Procon local prestou 4.050 atendimentos de pessoas que apresentaram reclamações diversas. Deste total, 98% dos casos foram solucionados pela equipe do Procon de Naviraí.


Satisfeita com a atuação dos servidores que atendem no local, a diretora do Procon de Naviraí, Maria Gorete dos Santos, explicou que nos poucos casos [cerca de 38] que não foram solucionados, as empresas envolvidas foram multados. Ou por não chegar a um acordo com o consumidor ou por não comparecer a audiência de conciliação.


A diretora do Procon esclarece as reclamações variam muito, porém em sua grande maioria diz respeito a prestadoras de serviço de telefonia. Muitos também buscam solução para troca de produtos com defeitos, problemas relacionados ao cartão de crédito, empréstimo consignado, etc.


– Primeiro nós tentamos solucionar o caso com o que chamamos de atendimento preliminar, ou seja, resolver através de uma ligação telefônica. Se for preciso partimos para o segundo passo que é o envio de Carta de Informações Preliminares (CIP). Em último caso, partimos para a reclamação de fato, que consiste num procedimento administrativo onde marcamos uma audiência de conciliação entre consumidor e a prestadora de serviço. Sempre que a reclamação é fundamentada, o consumidor é protegido pelo Código de Defesa do Consumidor – diz Gorete.


O trabalho da equipe que atende no Procon de Naviraí, segundo a diretora, é fundamental para que a maioria dos casos sejam solucionados.


– O bom atendimento começa no acolhimento, quando as pessoas chegam. Essa é uma determinação do prefeito Léo Matos, para atender bem ao público e prestar um serviço de excelência. Nosso objetivo é solucionar e resolver todos os eventuais problemas entre consumidores e fornecedores – encerra a diretora do Procon de Naviraí, cujo atendimento ao público ocorre de segunda à sexta-feira entre as 7 horas e meio-dia.



Fonte: Folha de Navirai

Naviraí Diário
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